Efetivo exercício na educação básica e o ProUni:
a (re)construção de uma docente
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.78480Palavras-chave:
ProUni, formação inicial, egressoResumo
Este artigo apresenta os resultados de um processo investigativo voltado à análise das percepções sobre a (re)construção docente de uma professora egressa do ProUni do curso de licenciatura em letras, que, durante a graduação, esteve em efetivo exercício na educação básica da rede pública. A partir de uma análise quantitativa, chegou-se até a egressa a ser entrevistada. Da abordagem qualitativa compreensiva e hermenêutica, apoiada na análise textual discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016), evidenciou-se que os processos reflexivos, concomitantes com a formação acadêmica, facilitam a fusão efetiva entre o financiamento à formação e o fazer e ser docente. Tais evidências mostram a importância de políticas e investimentos públicos na formação do professor da educação básica, colocando em cena a necessidade de o professor em exercício refletir a sua prática, fortalecendo, assim, os elos entre a teoria e o experienciado no contexto da sala de aula.
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