Alberto Assis:

professor, autor e intelectual na História da educação da Bahia republicana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.83854

Palavras-chave:

trajetória de intelectuais, Alberto de Assis, professor, escritor, Bahia, 1920-1930

Resumo

Este artigo objetiva explorar a trajetória de um professor negro do ensino primário, além de autor e intelectual periférico, que desempenhou um papel fundamental, seja na luta entre os docentes pela melhoria de infraestrutura, seja no desenvolvimento do ensino primário na Bahia durante as décadas de 1920 e 1930. A intelectualidade de Alberto de Assis é compreendida à luz de Sirinelli (2004), observadas as percepções individuais do autor e a transmissão de suas concepções a outros. Por meio de uma abordagem qualitativa baseada na análise de jornais e revistas da época, o artigo busca situar a vida e a escrita desse professor para a educação na Bahia em um contexto político que envolveu uma grande greve no magistério, em 1918, seguida de uma reforma escolar, durante a gestão de Góes Calmon no estado. Assim, o texto trata de um ensaio teórico amparado em estudo bibliográfico e em análise documental. A pesquisa revela não apenas os desafios enfrentados pelo magistério, como as estratégias adotadas por Alberto de Assis, especialmente a partir da escrita, em um contexto de políticas higienistas entre as tentativas de modernizar a formação de cidadãos civilizados, aptos a servir ao país.

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Publicado

10-08-2024

Como Citar

FERREIRA DE ASSIS, Cristina; MOREIRA BRITO, Gilmário. Alberto Assis:: professor, autor e intelectual na História da educação da Bahia republicana. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 78, p. 77–90, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.83854. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/83854. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

As gentes na História da educação: das margens dos rios às periferias urbanas