Alberto Assis:
professor, autor e intelectual na História da educação da Bahia republicana
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.83854Palavras-chave:
trajetória de intelectuais, Alberto de Assis, professor, escritor, Bahia, 1920-1930Resumo
Este artigo objetiva explorar a trajetória de um professor negro do ensino primário, além de autor e intelectual periférico, que desempenhou um papel fundamental, seja na luta entre os docentes pela melhoria de infraestrutura, seja no desenvolvimento do ensino primário na Bahia durante as décadas de 1920 e 1930. A intelectualidade de Alberto de Assis é compreendida à luz de Sirinelli (2004), observadas as percepções individuais do autor e a transmissão de suas concepções a outros. Por meio de uma abordagem qualitativa baseada na análise de jornais e revistas da época, o artigo busca situar a vida e a escrita desse professor para a educação na Bahia em um contexto político que envolveu uma grande greve no magistério, em 1918, seguida de uma reforma escolar, durante a gestão de Góes Calmon no estado. Assim, o texto trata de um ensaio teórico amparado em estudo bibliográfico e em análise documental. A pesquisa revela não apenas os desafios enfrentados pelo magistério, como as estratégias adotadas por Alberto de Assis, especialmente a partir da escrita, em um contexto de políticas higienistas entre as tentativas de modernizar a formação de cidadãos civilizados, aptos a servir ao país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.