Navegando pela história do Movimento de Educação de Base e margeando suas propostas educativas:

Tefé/AM (1963-1973)

Autores

  • Leni Rodrigues Coelho

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.83732

Palavras-chave:

educação de adultos, movimento de educação de base, educação popular, igreja católica

Resumo

Este artigo é parte constituinte da pesquisa realizada no processo de doutoramento que trata sobre o Movimento de Educação de Base (MEB), no município de Tefé/AM. Tivemos como objetivo analisar as propostas educativas do MEB em Tefé, direcionadas para a população ribeirinha no período de 1963 a 1973. Para a compreensão da sua historicidade, utilizamos como fontes documentais os relatórios, as propostas pedagógicas, os termos de convênios, os scripts e as matérias jornalísticas acessadas por meio do portal da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Para estabelecer diálogo com essas fontes, apropriamo-nos de autores que tratam do Movimento de Educação de Base em diferentes contextos. Quanto ao embasamento metodológico, aproximamo-nos das ideias de Certeau (2017), Prost (2008) e Ginzburg (1989). Evidenciamos que o MEB, a partir de suas ações, envolveu a população ribeirinha em práticas relacionadas à educação, à saúde, ao lazer, à religião e à cultura. Utilizando-se do MEB, a Igreja Católica se fez presente em áreas longínquas do Norte do país, assumindo, muitas vezes, o papel do Estado.

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Publicado

10-08-2024

Como Citar

RODRIGUES COELHO, Leni. Navegando pela história do Movimento de Educação de Base e margeando suas propostas educativas:: Tefé/AM (1963-1973). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 78, p. 256–264, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.83732. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/83732. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

As gentes na História da educação: das margens dos rios às periferias urbanas