Afrofuturismo na educação:
um Estado da Arte
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.84408Palavras-chave:
afrofuturismo na educação, afrofuturismo, estado da arte, afrofuturo, afrofuturistaResumo
Neste estudo de natureza bibliográfica, classificado como estado da arte, propomos analisar as descobertas resultantes do mapeamento das produções acadêmicas, dissertações e teses, realizado nas interfaces de domínio público Portal de Periódicos da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), relacionando as pesquisas realizadas na episteme Afrofuturismo na Educação, respeitando desde o primeiro ao último trabalho identificado, estabelecendo, assim, o período de 2012 a 2024. A investigação selecionou 37 pesquisas, das quais são 31 dissertações e 6 teses. Foram utilizados como fonte de pesquisa os descritores “afrofuturismo”, “afrofuturo” e “afrofuturista”, articulando as buscas com os descritores de junção representados pelo sinal de “soma” e de continuidade pelo sinal “hífen”, assim como a apropriação dos operadores booleanos “AND” ou “OR”. Os dados formam organizados, categorizados e ordenados conforme as premissas da análise de dados (Bardin, 2016). Os resultados revelaram que trabalhos sobre Afrofuturismo na Educação ainda são poucos, porém estão sendo elaborados em Programas de Pós-Graduação das mais diversas áreas de conhecimento, ao contrário, nos Programas de Pós-Graduação em Educação existem uma ausência de trabalhos nesta temática. Portanto, emerge nesta pesquisa uma demanda por trabalhos no campo da educação, permitindo assim uma maior divulgação científica de temas contemporâneos, como o Afrofuturismo.
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