Diálogos, disputas e ressignificações na micropolítica dos processos de experimentação pedagógica

Autores

  • Felipe Stevenazzi Alén Instituto de Educación - Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación - Universidad de la República.Área Cooperativismo y Economía Solidaria - Servicio Central de Extensión y Actividades en el Medio - Universidad de la República https://orcid.org/0000-0003-4123-4885

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.77981

Palavras-chave:

experimentação pedagógica, políticas educacionais, micropolítica

Resumo

Este artigo pretende analisar o conceito de micropolítica e como essa produção teórica faz parte de uma concepção das instituições escolares como organizações políticas. Com a expressão micropolítica, analisa-se o conjunto de decisões e definições que se processam cotidianamente em uma instituição escolar, e como estes vão moldando a produção de uma política que se baseia em posições docentes (Southwell e Vassiliades, 2014), ao mesmo tempo, constituídas em coletivas (Barreiro, Rodríguez e Stevenazzi, 2020) alcançando, assim, diferentes graus de explicação e reflexão, aqueles que não podem ser separadas de seu fardo político. Embora uma série de esforços materiais e simbólicos sejam feitos para excluir as dimensões políticas do trabalho pedagógico, no cotidiano escolar convivem uma série de definições postas em prática e com poucas possibilidades de reflexão, às quais se sobrepõe um processo de gestão que exclui gradativamente o pedagógico dentro da escola. A figura do quotidiano associada ao político é interessante, porque é aí que se jogam os grandes enunciados, se põem em prática todos os dias os discursos político-pedagógicos, é nessa dialética do quotidiano em que se processam as transformações do educativo.

Biografia do Autor

Felipe Stevenazzi Alén, Instituto de Educación - Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación - Universidad de la República.Área Cooperativismo y Economía Solidaria - Servicio Central de Extensión y Actividades en el Medio - Universidad de la República

Lic en Ciencias de la Educación FHCE, Mag en Ciencias Sociales FLACSO Argentina, Doctor en Educación UNER - Paraná Argentina.

Es Prof. Adj. Departamento de Pedagogía, Política y Sociedad - Instituto de Educación - FHCE - UDELAR, También es Prof. Adj del Área Estudios Cooperativos y Economía Solidaria del SCEAM - UDELAR.

Sus áreas de actuación en investigación, docencia y extensión en relación a la forma escolar y sus alteraciones a través de la política del cotidiano escolar, la educación y los procesos colectivos.

Downloads

Publicado

10-08-2024

Como Citar

STEVENAZZI ALÉN, Felipe. Diálogos, disputas e ressignificações na micropolítica dos processos de experimentação pedagógica. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 78, p. 425–440, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.77981. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/77981. Acesso em: 8 out. 2024.