Diálogos, disputas e ressignificações na micropolítica dos processos de experimentação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.77981Palavras-chave:
experimentação pedagógica, políticas educacionais, micropolíticaResumo
Este artigo pretende analisar o conceito de micropolítica e como essa produção teórica faz parte de uma concepção das instituições escolares como organizações políticas. Com a expressão micropolítica, analisa-se o conjunto de decisões e definições que se processam cotidianamente em uma instituição escolar, e como estes vão moldando a produção de uma política que se baseia em posições docentes (Southwell e Vassiliades, 2014), ao mesmo tempo, constituídas em coletivas (Barreiro, Rodríguez e Stevenazzi, 2020) alcançando, assim, diferentes graus de explicação e reflexão, aqueles que não podem ser separadas de seu fardo político. Embora uma série de esforços materiais e simbólicos sejam feitos para excluir as dimensões políticas do trabalho pedagógico, no cotidiano escolar convivem uma série de definições postas em prática e com poucas possibilidades de reflexão, às quais se sobrepõe um processo de gestão que exclui gradativamente o pedagógico dentro da escola. A figura do quotidiano associada ao político é interessante, porque é aí que se jogam os grandes enunciados, se põem em prática todos os dias os discursos político-pedagógicos, é nessa dialética do quotidiano em que se processam as transformações do educativo.
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