O surgimento do jardim de infância no Maranhão:
do privado ao público, dos ricos aos pobres
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.83745Palavras-chave:
jardim de infância, segregacionismo educacional, infância maranhense, século XIXResumo
O presente artigo originou-se a partir dos conhecimentos levantados e debatidos no âmbito do grupo temático de História da Infância maranhense, no seio do Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias e Brincadeiras, vinculado à Universidade Federal do Maranhão. Objetivamos examinar a educação de bebês e crianças pequenas ao longo do século XIX no Estado do Maranhão. Para isso, utilizamos o estudo bibliográfico e documental de jornais e revistas encontrados nos acervos do arquivo online da Biblioteca Benedito Leite, localizada na capital São Luís. O século XIX testemunhou o desejo por uma educação popular, mas também a escassez de recursos que manteve muitas crianças em situação de não-escolarização. Dentre os resultados da presente pesquisa podemos demarcar o processo de institucionalização do jardim de infância como segregacionista, na qual se tornou uma inovação às classes abastadas e uma luta social para a população pobre. A criação do jardim de infância público tornou-se uma realidade depois de muito anseio social, todavia essa educação ainda enfatizava o papel moralizador à criança em vulnerabilidade socioeconômica.
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