O surgimento do jardim de infância no Maranhão:

do privado ao público, dos ricos aos pobres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.83745

Palavras-chave:

jardim de infância, segregacionismo educacional, infância maranhense, século XIX

Resumo

O presente artigo originou-se a partir dos conhecimentos levantados e debatidos no âmbito do grupo temático de História da Infância maranhense, no seio do Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias e Brincadeiras, vinculado à Universidade Federal do Maranhão. Objetivamos examinar a educação de bebês e crianças pequenas ao longo do século XIX no Estado do Maranhão. Para isso, utilizamos o estudo bibliográfico e documental de jornais e revistas encontrados nos acervos do arquivo online da Biblioteca Benedito Leite, localizada na capital São Luís. O século XIX testemunhou o desejo por uma educação popular, mas também a escassez de recursos que manteve muitas crianças em situação de não-escolarização. Dentre os resultados da presente pesquisa podemos demarcar o processo de institucionalização do jardim de infância como segregacionista, na qual se tornou uma inovação às classes abastadas e uma luta social para a população pobre. A criação do jardim de infância público tornou-se uma realidade depois de muito anseio social, todavia essa educação ainda enfatizava o papel moralizador à criança em vulnerabilidade socioeconômica.

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Publicado

10-08-2024

Como Citar

COSTA VIEIRA, Isabela de Cássia; COSTA GONÇALVES, Valéria Luíza; MARTINS DUTRA, Rosyane de Moraes. O surgimento do jardim de infância no Maranhão: : do privado ao público, dos ricos aos pobres. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 78, p. 210–224, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.83745. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/83745. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

As gentes na História da educação: das margens dos rios às periferias urbanas