Trabalho e educação do campo no Vale do Juruá, Acre
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.84218Palavras-chave:
educação do campo, formação precarizada, programa asas da florestania, trabalho no campo, pobrezaResumo
A educação do campo, como uma proposta comprometida com as necessidades dos camponeses, compreende a conexão trabalho e escola como essencial para o desenvolvimento no meio rural. Esta pesquisa, analisa as políticas públicas de educação do campo dirigidas aos jovens do Vale do Juruá e suas relações com a pobreza. A problemática elencada para o estudo focou na análise de: quais as relações entre Educação do campo e pobreza para os jovens da região do Vale do Juruá, no estado do Acre? Para tanto, realizou-se um estudo de caso, de cunho qualitativo, através de entrevistas semiestruturas, abordadas por uma análise categorial dialética, mediada pelo software Nvivo. Os resultados do estudo apontam a desvinculação da escola com a materialidade do trabalho nas comunidades e, os problemas estruturais de modalidade de ensino, transporte escolar, alimentação escolar, estrutura física da escola, dentre outros, como os elementos da precarização da educação do campo.
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