Transportar para uma casa o seu próprio coração:

Armanda Álvaro Alberto através das ideologias do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.83737

Palavras-chave:

eugenismo, comunismo, democracia, educação

Resumo

O artigo pretende analisar, por meio de uma pesquisa envolvendo fontes bibliográficas e documentais, os embates de forças políticas tais como a eugenia, o higienismo, autoritarismo e o racismo – bem com práticas de resistência a essas mesmas forças – no contexto da educadora Armanda Álvaro Alberto enquanto diretora da Escola Regional do Meriti, em Duque de Caxias-RJ. Na primeira década do século XX, Armanda lidou com diferentes manifestações dessas forças em suas relações sociais, com representações das mais divergentes ideologias. O artigo contextualiza a trajetória da educadora, em epígonos biográficos tais como seu envolvimento na Associação Brasileira de Educação e na União Feminina do Brasil, da qual foi a primeira presidente; seu aprisionamento político; e sua participação como signatária do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. É discutido o uso ofensivo do conceito de comunismo que foi dirigido à Armanda e reflete-se acerca da continuidade no uso desse termo como modo de desqualificar a educação ainda hoje. Nas conclusões são destacados os elementos de inovação pedagógicas presentes em suas propostas e a dimensão afetiva com a qual sua atuação marcou indelevelmente a educação brasileira.

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Publicado

10-08-2024

Como Citar

DANTAS LACERDA, Geovane; LAGES E SILVA, Rodrigo. Transportar para uma casa o seu próprio coração:: Armanda Álvaro Alberto através das ideologias do século XX. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 78, p. 180–194, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.83737. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/83737. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

As gentes na História da educação: das margens dos rios às periferias urbanas