v. 24 n. 75 (2023): “Vocês são importantes...": questões de alteridade e diferença nas políticas curriculares

V.24 n.75

A apresentação desta Seção Temática, organizada em parceria com a Associação Brasileira de Currículo (ABdC), é um convite à leitura dos artigos aprovados para dialogar com a fala do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Prof. Silvio Almeida: “Vocês existem e são valiosos para nós...”. Reiteradamente repetido durante o ato de posse, o enunciado serviu de disparador para condensar e aprofundar as conversas sobre diferença e alteridade nas pesquisas, nas teorias e nas políticas curriculares. Neste contexto, a própria composição da apresentação busca performar o emaranhado denso e complexo que constitui o campo do currículo. Cada um dos organizadores, de três regiões diferentes do país com trajetórias intelectuais também diferentes, explorou, em uma das seções, sua leitura do ato de fala e suas conexões com as pesquisas em currículo, diferença e alteridade. Na escrita, este exercício busca expor ressonâncias que povoam o campo do currículo antes que movimentos ou conceitos em comum. Lendo de forma difrativa os artigos, esta seção temática pretende expor como a diferença e alteridade vem se constituindo como objeto de investigação, as perspectivas teóricas e as metodologias usadas, as inflexões éticas, políticas e estéticas que provocam, bem como os sonhos, os limites e as promessas políticas que nos envolvem.

Palavras-chave: currículo; diferença; alteridade.

Publicado: 04-12-2023

Editorial

  • Editorial

    Jane Paiva, Paula Leonardi
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.80454

“Vocês são importantes…”: questões de alteridade e diferença nas políticas curriculares

  • "Vocês são importantes..." questões de alteridade e diferença nas políticas curriculares

    Thiago Ranniery, Anna Luiza Oliveira, Damião Rocha
    3-14
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.80462
  • Apesar da sombra da vigilância, uma escola...

    Lidiane da Silva Braz, Eliana da Costa Pereira de Menezes
    15-27
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.78799
  • Uma professora que conta histórias sobre infâncias: gêneros e sexualidades dissidentes na escola

    Dina Maria Vital Ávila, Marcos Ribeiro Mesquita
    28-41
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.79062
  • Currículo, diferença e educação infantil: as crianças negras são importantes

    Claudia Aparecida Silva, José Licinio Backes
    42-53
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.78770
  • A infância como projeto pedagógico em memórias da ditadura militar

    Raquel Gonçalves Salgado, Raquel Dias Amaro, Dantiely Martins Ferreira
    54-67
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.79081
  • Crianças, seus desenhos importam! enunciações infantis como potências para os currículos

    Larissa Ferreira Rodrigues Gomes, Claudineia Rossini Gouveia
    68-83
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.78693
  • Sobre não seguir receitas, criar outras narrativas e inventar roteiros: o que ensina o currículo de dois filmes infantis sobre gênero?

    Danilo Araujo de Oliveira, Tainara Cristina Monteiro Caitano
    84-97
  • Tessituras entre alteridade e educação: oito abordagens contemporâneas para a educação sexual na escola e a (des) aparição das dimensões da sexualidade humana na BNCC

    Éderson Luís Silveira
    98-110
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.78776
  • A “inovadora” política angrense e o processo de reestruturação pós BNCC: um estudo da construção discursiva curricular centralizadora no município

    William de Goes Ribeiro, Daniel de Mendonça
    111-123
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.78896
  • Políticas de currículo para as escolas do campo: pensando a alteridade, diferença e os outros da e na política

    Jéssica Rochelly da Silva Ramos, Kátia Silva Cunha, Leonardo da Silva Santos
    124-136
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.78907
  • Currículo nas fronteiras: alteridade e diferença

    Alípio Márcio Dias Casali, Márcia Maria Rodrigues Uchôa
    137-149
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.78783
  • “Por uma escola gorda!”: difrações a partir do ativismo e estudos do corpo gordo

    William Roslindo Paranhos, Maria Luisa Jimenez-Jimenez
    150-165
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.78800
  • Currículo-quilombo na escola do fim do mundo

    Albert Henrique de Jesus Silva, Iris Verena Oliveira
    166-175
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.79085

Artigos de Demanda Contínua

  • Habitar a docência no espaço significado da escola: ressonâncias coletivas em formação

    Sandro Tiago da Silva Figueira
    176-188
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.75868
  • Não há racismo sem adultocentrismo: notas sobre uma pátria pai hostil

    Ellen Lima Souza, Stela Guedes Caputo
    189-199
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.64824
  • Expansão e evasão: as ambivalências do ensino superior no Brasil

    Emilia Maria da Trindade Prestes, Dietmar Pfeiffer, José Lucas Batista dos Santos
    200-213
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.66090
  • Contribuições da Iniciação Científica para a área de educação agrícola: formação inicial de agrônomos no Instituto Federal Goiano campus Urutaí

    Suzany Faíny Gonçalves, Silvia Moreira Goulart
    214-223
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.70204
  • Gestão democrática e educação de jovens e adultos: uma análise discursiva

    Marcos Angelus Miranda de Alcântara, Krislânia Damascena Rodrigues
    224-235
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.73504
  • A educação física no novo ensino médio: desafios para consolidação nas escolas de Pernambuco

    Bruno Cesar Silva, Lívia Tenorio Brasileiro
    237-248
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.71074
  • Direito à educação e pandemia no Brasil: um estudo com base no Censo Escolar 2020

    Mônica Dias Peregrino Ferreira, Shyrlei Rosendo dos Santos, Juliana de Souza Barbosa
    249-262
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.72178
  • Pesquisa sociopoética: confetos e a noção de experiência-afeto na educação

    monaliza holanda dos santos, jacques gauthier, eugênia de paula benício cordeiro
    263-277
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.72236
  • Temporalidades da docência na creche

    Vanessa da Silva Rocha de Quadros Spat, Rodrigo Saballa de Carvalho
    278-290
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.72694
  • Considerar a infância: história, interseccionalidade e philia

    Caroline Trapp de Queiroz
    291-305
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.64623
  • Ler com bebês: narrativas sobre docência e as interações das crianças com o livro na creche

    Luciane Pandini Simiano, Glaucia Guarezi Margotti
    306-319
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.65481

Elos

Ensaios

  • 100 anos de Paulo Freire, leituras de nossas histórias: um ensaio autobiográfico sobre relações raciais

    Georgina Lima Nunes
    336-348
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.78863
  • Infâncias queers importam?! Precariedade, subjetivação e dissidências didático-curriculares

    Robson Guedes da Silva
    349-364
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.79075

Entrevista

  • A avaliação da aprendizagem à luz das contribuições de Cipriano Carlos Luckesi

    Nathalia Maria de Sousa Feitosa, Erica Dantas da Silva, Aparecida Carneiro Pires
    365-371
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.70418