Sobre não seguir receitas, criar outras narrativas e inventar roteiros: o que ensina o currículo de dois filmes infantis sobre gênero?
Palavras-chave:
Gênero, Currículo, Resistência.Resumo
Esse artigo analisa dois filmes infantis -Moana- Um Mar de Aventuras e Valente. A partir de aportes das teorias pós-críticas esses filmes se constituem como um currículo. Para as análises nos inspiramos na análise de discurso foucaultiana e mobilizamos gênero como categoria analítica. O argumento desenvolvido aqui é de que no currículo dos filmes infantis analisados demanda-se uma subjetividade feminina que resiste às normas de gênero, ensinando as meninas a serem corajosas, determinadas, empoderadas, aventureiras, guerreiras, livres, posicionadas, questionadoras, e a lutarem por sua dignidade, independência e visibilidade, nos mais diversos campos que permeiam a sociedade, desde o seio familiar até os espaços considerados mais improváveis. E que para além disso se reconheçam como sábias e capazes de reinventar e subverter os caminhos de seus próprios destinos.
Referências
BUTLER, Judith. Deshacer el género. Barcelona: Paidós, 2006.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Tradução de Fernanda Siqueira Miguens. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 2018.
CECHIN, Michelle Brugnera Cruz. O que se aprende com as princesas da Disney? Zero-a-Seis, v. 16, n. 29, p. 131-147, 2014.
ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de Endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Nunca fomos humanos – nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 10-75.
FREITAS, Daniela Amaral Silva. Relações de gênero nos kits de literatura afro-brasileira distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte: razão e emoção para regular corpos na literatura infantil. In: PARAÍSO, Marlucy Alves; CALDEIRA, Maria Carolina da Silva (org.). Pesquisas sobre currículos, gêneros e sexualidades. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018.
GIROUX, Henry. Memória e pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In: SILVA, Tomaz T. (ed.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais da educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2012. p. 129-154.
HOMBRE, Francisco El. Triste, louca ou má. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lKmYTHgBNoE. Acesso em 10 maio 2023.
LOURO, Guacira Lopes. A emergência do gênero. In: LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e poder. In: LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
LOURO, Guacira Lopes. O normal, o diferente e o excêntrico. In: LOURO, Guacira L.; NECKEL, Jane; GOELLNER, Silvana V. (org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e educação: teoria e política. LOURO, Guacira L.; NECKEL, Jane; GOELLNER, Silvana V. (org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
MEYER, Dagmar. Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas ou sobre como fazemos nossas investigações. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO Marlucy Alves (org.). Metodologias de pesquisa pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.
MOANA — um mar de aventuras. Direção: Ron Clements; John Musker. Produção de Osnat Shurer. Estados Unidos: Walt Disney Studios Motion Pictures, 2016. Internet.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo e formação profissional em lazer. In: ISAYAMA, Hélder Ferreira (org.). Lazer em estudo: currículo e formação profissional. Campinas: Papirus, 2010.
SALES, Shirlei Rezende. Etnografta+netnografta+análise do discurso: articulações metodológicas para pesquisar em educação. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (org.). Metodologias de pesquisa pós-críticas em educação. Belo Horizonte, Minas Gerais: Mazza Edições, 2012.
VALENTE. Direção: Mark Andrews; Brenda Chapman. Produção de Katherine Sarafian. Estados Unidos: Walt Disney Studios Motion Pictures, 2012. Internet.
VASCONCELOS, Maria Beatriz; MYRRHA, Paula; SALES, Shirlei R.; CALDEIRA, Maria Carolina. Contos de fadas contemporâneos e roteiros performáticos de gênero: possibilidades de re-existência à ofensiva antigênero. Rev. Espaço do currículo (online), João Pessoa, v. 13, n. 3, p. 389-407, set./dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.