Sobre não seguir receitas, criar outras narrativas e inventar roteiros: o que ensina o currículo de dois filmes infantis sobre gênero?

Autores

Palavras-chave:

Gênero, Currículo, Resistência.

Resumo

Esse artigo analisa dois filmes infantis -Moana- Um Mar de Aventuras e Valente. A partir de aportes das teorias pós-críticas esses filmes se constituem como um currículo. Para as análises nos inspiramos na análise de discurso foucaultiana e mobilizamos gênero como categoria analítica. O argumento desenvolvido aqui é de que no currículo dos filmes infantis analisados demanda-se uma subjetividade feminina que resiste às normas de gênero, ensinando as meninas a serem corajosas, determinadas, empoderadas, aventureiras, guerreiras, livres, posicionadas, questionadoras, e a lutarem por sua dignidade, independência e visibilidade, nos mais diversos campos que permeiam a sociedade, desde o seio familiar até os espaços considerados mais improváveis. E que para além disso se reconheçam como sábias e capazes de reinventar e subverter os caminhos de seus próprios destinos.

Biografia do Autor

Danilo Araujo de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Pedagogia (UNINTER, 2020) e Letras Português/Inglês pela UNIRB Faculdade Atlântico (2013). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas (GECC) e do Observatório da Juventude.

Tainara Cristina Monteiro Caitano, Universidade Federal do Maranhão

Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

de Oliveira, D. A., & Caitano, T. C. M. (2023). Sobre não seguir receitas, criar outras narrativas e inventar roteiros: o que ensina o currículo de dois filmes infantis sobre gênero?. Revista Teias, 24(75), 84–97. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/78760

Edição

Seção

“Vocês são importantes…”: questões de alteridade e diferença nas políticas curriculares