Currículo, diferença e educação infantil: as crianças negras são importantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.78770

Palavras-chave:

currículo, ideal de branqueamento, crianças negras.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as relações entre crianças de três anos e destas com os adultos no contexto de uma creche, identificando a possível presença do ideal de branqueamento e da colonialidade. Situa-se teoricamente no campo dos estudos étnico-raciais, problematizando questões relativas ao currículo, à colonialidade e ao ideal de branqueamento. A pesquisa de campo foi realizada em uma creche com crianças de três anos, por meio da observação participante. A análise qualitativa mostrou que meninas brancas são forjadas entre elogios e afetos, e isso as faz pensar que são merecedoras de toda atenção; elas aprendem que são importantes. Já com as meninas negras na creche, acontece o contrário: quanto mais são desprezadas ou tratadas com indiferença, mais se retraem, se calam e se isolam; ainda, quanto mais escuro o tom da pele, maior a indiferença por parte da escola. Estas meninas aprendem que não são importantes ou que são menos importantes que as meninas brancas. Conclui-se que o ideal de branqueamento e a colonialidade pautam as relações entre as crianças e delas com os adultos.

Biografia do Autor

Claudia Aparecida Silva, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutoranda em Educação (UCDB)

José Licinio Backes, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Doutorado em Educação. Professor do Programa de Pòs-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco. BolsistaProdutividade CNPq 1D.

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

Silva, C. A., & Backes, J. L. (2023). Currículo, diferença e educação infantil: as crianças negras são importantes. Revista Teias, 24(75), 42–53. https://doi.org/10.12957/teias.2023.78770

Edição

Seção

“Vocês são importantes…”: questões de alteridade e diferença nas políticas curriculares