Habitar a docência no espaço significado da escola: ressonâncias coletivas em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.75868

Palavras-chave:

formação continuada, espaço escolar, currículo, docência.

Resumo

Neste texto interrogamos uma ação de formação continuada realizada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental em um município do noroeste fluminense sobre a dimensão da experiência no espaço escolar e os enredos provocados. Assume-se que a espacialidade das escolas ressoa escrituras didáticas e confluências pedagógicas promotoras de justiça social e cognitiva quando vivificadas em unidade, isto é, quando se supera o reducionismo deste enquanto cenário neutro e prescritivo de atuação. Apoiamo-nos teoricamente em estudos que reconhecem que o espaço não se constitui separadamente da experiência (PASSEGI, 2010; DELORY-MOMBERGER, 2012) buscando compreender: de que maneira a dimensão espacial escolar (re)configura a experiência docente? Assim, por meio do caminhar metodológico qualitativo ancorado na tematização (FONTOURA, 2011) visamos acessar e problematizar as percepções múltiplas descortinadas no/com o espaço cotidiano de feitura das escolas na relação com os docentes e suas práticas pedagógicas que levem a compreensão contextualizada da escola tendo em vista a superação de normativas curriculares que funcionalizam a docência às demandas do mercado.

Biografia do Autor

Sandro Tiago da Silva Figueira, Universidade Federal Fluminense Departamento de Ciências Humanas

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF/INFES), Departamento de Ciências Humanas (PCH). Docente no Programa de Pós-graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ) na linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas. Coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa ViDA - Vivências Didáticas Autorais. Possui Doutorado em Ensino na área de concentração Ensino formal em Biociências e Saúde (FIOCRUZ, 2017), Mestrado em Educação na área de Formação de Professores, Memórias e Práticas Educativas (UERJ, 2012), Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (FAMEESP, 2021), Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atuou por doze anos na SME-Rio em turmas dos anos iniciais, na Educação de Jovens e Adultos e na coordenação pedagógica. Seus estudos têm como área de concentração formação de professores e práticas pedagógicas, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, formação continuada de professores e inserção profissional docente.

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

Figueira, S. T. da S. (2023). Habitar a docência no espaço significado da escola: ressonâncias coletivas em formação. Revista Teias, 24(75), 176–188. https://doi.org/10.12957/teias.2023.75868