Habitar a docência no espaço significado da escola: ressonâncias coletivas em formação
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.75868Palavras-chave:
formação continuada, espaço escolar, currículo, docência.Resumo
Neste texto interrogamos uma ação de formação continuada realizada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental em um município do noroeste fluminense sobre a dimensão da experiência no espaço escolar e os enredos provocados. Assume-se que a espacialidade das escolas ressoa escrituras didáticas e confluências pedagógicas promotoras de justiça social e cognitiva quando vivificadas em unidade, isto é, quando se supera o reducionismo deste enquanto cenário neutro e prescritivo de atuação. Apoiamo-nos teoricamente em estudos que reconhecem que o espaço não se constitui separadamente da experiência (PASSEGI, 2010; DELORY-MOMBERGER, 2012) buscando compreender: de que maneira a dimensão espacial escolar (re)configura a experiência docente? Assim, por meio do caminhar metodológico qualitativo ancorado na tematização (FONTOURA, 2011) visamos acessar e problematizar as percepções múltiplas descortinadas no/com o espaço cotidiano de feitura das escolas na relação com os docentes e suas práticas pedagógicas que levem a compreensão contextualizada da escola tendo em vista a superação de normativas curriculares que funcionalizam a docência às demandas do mercado.
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