100 anos de Paulo Freire, leituras de nossas histórias: um ensaio autobiográfico sobre relações raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.78863

Palavras-chave:

legado freireano, relações étnico-raciais, EJA, quilombos, racismo

Resumo

Este artigo decorre de uma reflexão provocada pelos eventos comemorativos dos cem anos de nascimento do educador Paulo Freire. A temática proposta, ao referir-se à educação de jovens e adultos (EJA), proporcionou um exercício de re-memória pessoal em relação a essa modalidade de ensino, construindo-se, então, um ato de sistematização das categorias teórico-conceituais atreladas a uma autobiografia. Tal exercício intersecciona-se, amparado com a devida revisão bibliográfica (Fanon, 2008, 2015; Mbembe, 2008, 2016; Quijano, 2010), às dimensões de raça/classe e gênero, cuja leitura social, sob os olhos contemporâneos, faz-se urgente. Revela-se, de forma concludente, como o legado freireano (Freire, 1983, 2000, 2006a, 2006b, 2007), voltado à inconclusão, permite possibilidades de leituras e releituras de pedagogias que denunciam a opressão e tendem a esperançar seus dias com estratégias que Freire nos permite conceber como inéditas e viáveis.

Biografia do Autor

Georgina Lima Nunes, Universidade Federal de Pelotas

Professora Associada do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação

Doutora em Educação pela UFRGS

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

Nunes, G. L. (2023). 100 anos de Paulo Freire, leituras de nossas histórias: um ensaio autobiográfico sobre relações raciais. Revista Teias, 24(75), 336–348. https://doi.org/10.12957/teias.2023.78863