Direito à educação e pandemia no Brasil: um estudo com base no Censo Escolar 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.72178

Palavras-chave:

direito à educação, pandemia, desigualdades educacionais

Resumo

No Brasil, o direito à educação pública e a universalidade do acesso à educação básica são conquistas recentes. Ainda assim, problemas preexistentes na construção do vínculo escolar já deixavam à margem das redes de ensino um contingente expressivo de crianças e adolescentes. A pandemia de Covid-19 agravou o problema, uma vez que, ao impor a necessidade de afastamento social, e a realização de aulas não presenciais, interpôs, entre a instituição e seus alunos, a exigência de um conjunto de equipamentos, tecnologias e habilidades, cuja disponibilidade e acesso estão longe de serem equânimes. Nesse artigo, a partir de uma seleção de dados do Censo Escolar 2020 referentes à disponibilização de recursos, equipamentos e estratégias de ensino não presenciais ao conjunto de escolas que atendem ao ensino básico, buscaremos compreender os agudos desafios impostos ao exercício do direito à educação, ao longo do primeiro ano de pandemia de Covid -19, no país. Os achados demonstram que, a necessidade de uso de mediações técnicas e infraestruturais no processo de escolarização, em especial na etapa fundamental, colocou obstáculos ao direito de acesso à educação no país, agudizando as desigualdades educacionais e vulnerabilizando, provavelmente, todo uma geração escolar.

Biografia do Autor

Mônica Dias Peregrino Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) entre 06/2020 e 06/2022 e do Grupo de estudos e Pesquisas Juventude, Escola, Trabalho e Território (JETT). Possui pós-doutorado em Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006). Ganhadora do Premio Capes Tese na área de Educação em 2007, pela tese "Desigualdade numa escola em mudança: trajetórias e embates na escolarização pública de jovens pobres". É autora do Livro "Trajetórias Desiguais : um estudo sobre os processos de escolarização pública de jovens pobres", publicado pela Garamond . Coordena pesquisas desde 2006 atuando principalmente nos seguintes temas: processos e condições de expansão escolar no Brasil; juventude e seus processos de socialização; relações entre escola e trabalho entre jovens; desigualdades sociais.

Shyrlei Rosendo dos Santos, UNIRIO

Doutoranda em educação pela UNIRIO pela linha de Políticas e Práticas em Educação. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Formação de professores da UERJ (2013). Foi pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Sobre Favela e Espaços Populares da Universidade Federal Fluminense, coordenado pela Professora Doutora Eblin Josef Fareje. Atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Escola, Trabalho e Território: Elementos para a compreensão dos modos de transição pela Vida Adulta de jovens em defasagem escolar do Rio de Janeiro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela professora doutora Mônica Dias Peregrino. Atualmente está coordenadora do Setor de Mobilização do Eixo de Segurança Pública e Acesso à Justiça da Redes de Desenvolvimento da Maré. Tem experiência na área de Educação, Juventude e Favela, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, favela, juventude, ensino fundamental e desigualdade

Juliana de Souza Barbosa, UNIRIO

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/PPGEdu, integra o grupo de pesquisa Juventude, Escola, Território e Trabalho. (JETT). Mestra em Educação UNIRIO/PPGEdu. Especialização em Educação Básica no Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ/FFP e Sociedade e Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos – IESP/UERJ. Graduação em Letras pela UERJ/FFP e Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

Ferreira, M. D. P., dos Santos, S. R., & Barbosa, J. de S. (2023). Direito à educação e pandemia no Brasil: um estudo com base no Censo Escolar 2020. Revista Teias, 24(75), 249–262. https://doi.org/10.12957/teias.2023.72178