Gestão democrática e educação de jovens e adultos: uma análise discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.73504

Resumo

Objetivamos analisar as correlações enunciativas entre gestão democrática e educação de jovens e adultos no Plano Municipal de Educação de João Pessoa. Dialogamos com produções teóricas sobre a temática e apresentamos as noções metodológicas de discurso e enunciado a partir da tradição foucaultiana. Analisamos documentos circunscritos ao Plano Municipal de Educação que estão relacionados ao objeto da pesquisa. Os resultados evidenciam que o conhecimento, o campo político-pedagógico e os sujeitos da escola pública caracterizam correlatos enunciativos entre gestão democrática e Educação de Jovens e Adultos, tecidos em uma rede discursiva que afirma a educação como direito universal, pressuposto para construção da cidadania.

Biografia do Autor

Marcos Angelus Miranda de Alcântara, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto do Departamento de Habilitações Pedagógicas, vinculado à área de Gestão Educacional, do Centro de Educação, na Universidade Federal da Paraíba.

Krislânia Damascena Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga pelo Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (2017-2021), com área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

de Alcântara, M. A. M., & Rodrigues, K. D. (2023). Gestão democrática e educação de jovens e adultos: uma análise discursiva. Revista Teias, 24(75), 224–235. https://doi.org/10.12957/teias.2023.73504