"Vocês são importantes..."

questões de alteridade e diferença nas políticas curriculares

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DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.80462

Resumo

A apresentação desta Seção Temática, organizada em parceria com a Associação Brasileira de Currículo (ABdC), é um convite à leitura dos artigos aprovados para dialogar com a fala do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Prof. Silvio Almeida: “Vocês existem e são valiosos para nós...”. Reiteradamente repetido durante o ato de posse, o enunciado serviu de disparador para condensar e aprofundar as conversas sobre diferença e alteridade nas pesquisas, nas teorias e nas políticas curriculares. Neste contexto, a própria composição da apresentação busca performar o emaranhado denso e complexo que constitui o campo do currículo. Cada um dos organizadores, de três regiões diferentes do país com trajetórias intelectuais também diferentes, explorou, em uma das seções, sua leitura do ato de fala e suas conexões com as pesquisas em currículo, diferença e alteridade. Na escrita, este exercício busca expor ressonâncias que povoam o campo do currículo antes que movimentos ou conceitos em comum. Lendo de forma difrativa os artigos, esta seção temática pretende expor como a diferença e alteridade vem se constituindo como objeto de investigação, as perspectivas teóricas e as metodologias usadas, as inflexões éticas, políticas e estéticas que provocam, bem como os sonhos, os limites e as promessas políticas que nos envolvem.

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

Ranniery, T., Oliveira, A. L., & Rocha, D. (2023). "Vocês são importantes.": questões de alteridade e diferença nas políticas curriculares. Revista Teias, 24(75), 3–14. https://doi.org/10.12957/teias.2023.80462

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Seção

“Vocês são importantes…”: questões de alteridade e diferença nas políticas curriculares