Currículo nas fronteiras: alteridade e diferença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.78783

Palavras-chave:

currículo, fronteiras, interculturalidade.

Resumo

O artigo tem como objetivo considerar o Currículo em regiões de fronteira do Brasil: as determinações a que está submetido e as potencialidades que tem a executar, pelo viés analítico da alteridade e da diferença. A pesquisa que o sustenta integra uma investigação mais ampla acerca das Fronteiras do Currículo, que constituiu uma pesquisa de pós-doutoramento realizada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concluída em 2022. A abordagem de pesquisa adotada foi qualitativa, por meio da revisão sistemática de literatura integrativa. O aporte teórico é fundamentado principalmente em Martins (2018) e Walsh (2009; 2012; 2019). Espera-se que o presente artigo, que decorre dessa pesquisa, possa contribuir para a ampliação do debate a respeito de um currículo decolonial e intercultural, especialmente nas regiões de fronteira do Brasil, que permita reconhecer a positividade das epistemologias das culturas invisibilizadas e negadas como consequência da colonialidade do poder e do saber.

Biografia do Autor

Alípio Márcio Dias Casali, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Graduação em Filosofia (1971) e em Letras (1972) pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira; Especialização em Educação e Desenvolvimento no Terceiro Mundo pela Universidade de Genebra (1978); Mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979); Doutorado em Educação (História e Filosofia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989); Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Paris (1995). Foi Vice-Reitor da PUC-SP (1984-1988). Foi Secretário Municipal na Cidade de São Paulo (1990-1992). É Professor Titular do Departamento de Fundamentos, Políticas e Gestão da Educação. É Docente, Pesquisador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde coordena a Linha de Pesquisa Currículo, Conhecimento, Cultura. Consultor sobre Ética nas Organizações.

Márcia Maria Rodrigues Uchôa, Universidade Federal de Rondônia (Unir)

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar pelo ICE e licenciada em Pedagogia pela UNIR.  É Professora da Universidde Federal de Rondônia  (Unir) e atua como editora gerente na Revista e-Curriculum da PUC-SP. Realiza Pesquisas acerca dos temas: Currículo, Interculturalidade e Fronteiras.

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

Casali, A. M. D., & Uchôa, M. M. R. (2023). Currículo nas fronteiras: alteridade e diferença. Revista Teias, 24(75), 137–149. https://doi.org/10.12957/teias.2023.78783

Edição

Seção

“Vocês são importantes…”: questões de alteridade e diferença nas políticas curriculares