Currículo nas fronteiras: alteridade e diferença
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.78783Palavras-chave:
currículo, fronteiras, interculturalidade.Resumo
O artigo tem como objetivo considerar o Currículo em regiões de fronteira do Brasil: as determinações a que está submetido e as potencialidades que tem a executar, pelo viés analítico da alteridade e da diferença. A pesquisa que o sustenta integra uma investigação mais ampla acerca das Fronteiras do Currículo, que constituiu uma pesquisa de pós-doutoramento realizada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concluída em 2022. A abordagem de pesquisa adotada foi qualitativa, por meio da revisão sistemática de literatura integrativa. O aporte teórico é fundamentado principalmente em Martins (2018) e Walsh (2009; 2012; 2019). Espera-se que o presente artigo, que decorre dessa pesquisa, possa contribuir para a ampliação do debate a respeito de um currículo decolonial e intercultural, especialmente nas regiões de fronteira do Brasil, que permita reconhecer a positividade das epistemologias das culturas invisibilizadas e negadas como consequência da colonialidade do poder e do saber.
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