Contribuições da Iniciação Científica para a área de educação agrícola: formação inicial de agrônomos no Instituto Federal Goiano campus Urutaí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.70204

Palavras-chave:

ensino superior, educação agrícola, bacharelado em agronomia-if goiano, iniciação científica.

Resumo

Buscamos trazer à discussão as contribuições da atividade de iniciação científica para a formação inicial no ensino superior. Focalizamos o curso de bacharelado em agronomia ofertado pelo IF Goiano Campus Urutaí. Análises da participação nas atividades de IC têm sido insuficientemente estudadas no âmbito do IF Goiano. Em um estudo de caso qualitativo, combinamos pesquisa bibliográfica e documental. A análise de dados aponta para a emergência de uma cultura científica no âmbito do curso de Agronomia intimamente associada à articulação de atividades curriculares e extracurriculares, na tríade ensino-pesquisa-extensão, que fomentam a consolidação de um ethos da pesquisa científica na instituição, e que se traduz no envolvimento dos estudantes numa prática investigativa.

Biografia do Autor

Suzany Faíny Gonçalves, Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

Possui graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal Goiano Campus Urutaí (2010); Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (2012) e Mestrado em Educação na UFRRJ (2020). Atualmente é servidora efetiva no Instituto Federal Goiano Campus Urutaí na categoria Técnico-Administrativo em Educação, atuando no setor da Coordenação de Controle Orçamentário e Financeira.

Silvia Moreira Goulart, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Bacharel em Astronomia e Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Doutor em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Humanidades: Arte, Filosofia, História e Educação, do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino, Instituto de Educação, UFRRJ.

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

Gonçalves, S. F., & Goulart, S. M. (2023). Contribuições da Iniciação Científica para a área de educação agrícola: formação inicial de agrônomos no Instituto Federal Goiano campus Urutaí. Revista Teias, 24(75), 214–223. https://doi.org/10.12957/teias.2023.70204