Contribuições da Iniciação Científica para a área de educação agrícola: formação inicial de agrônomos no Instituto Federal Goiano campus Urutaí
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.70204Palavras-chave:
ensino superior, educação agrícola, bacharelado em agronomia-if goiano, iniciação científica.Resumo
Buscamos trazer à discussão as contribuições da atividade de iniciação científica para a formação inicial no ensino superior. Focalizamos o curso de bacharelado em agronomia ofertado pelo IF Goiano Campus Urutaí. Análises da participação nas atividades de IC têm sido insuficientemente estudadas no âmbito do IF Goiano. Em um estudo de caso qualitativo, combinamos pesquisa bibliográfica e documental. A análise de dados aponta para a emergência de uma cultura científica no âmbito do curso de Agronomia intimamente associada à articulação de atividades curriculares e extracurriculares, na tríade ensino-pesquisa-extensão, que fomentam a consolidação de um ethos da pesquisa científica na instituição, e que se traduz no envolvimento dos estudantes numa prática investigativa.
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