Currículo-quilombo na escola do fim do mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.79085

Palavras-chave:

Currículo, Quilombo, Afropessimismo, Educação antirracista.

Resumo

Este estudo trata sobre o currículo-quilombo, a partir da concepção de Beatriz Nascimento, referindo ao currículo descentralizado e em movimento, constituído pelas produções afetivas da negritude no contexto escolar. Assim sendo, espera-se mobilizar uma luta antirracista que está sendo fomentada neste espaço através de performances negras que sensibilizam múltiplas formas de existência, buscando, deste modo, tensionar o pedestal humanista/colonial produzido pela modernidade. Para isso, pretende-se acionar o pensamento negro radical, atrelado ao debate pós-estrutural da diferença, para sensibilizar potências que subvertem a noção de humanidade imposta pelo colonialismo. Em outras palavras, o que interessa para a experimentação deste currículo é justamente essa im/possibilidade de contê-lo, tocá-lo, planejá-lo, classificá-lo. É nesse currículo que se (des)encontra a luta antirracista, afetiva e afro-diaspórica performada pela negritude no contexto escolar. Portanto, assumindo a impossibilidade de alcançar o status moderno de humanidade, apresenta pistas para a escola após o fim do mundo, a partir do debate proposto por Denise Ferreira da Silva e Wilderson III.

Biografia do Autor

Albert Henrique de Jesus Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e Diversidade, da Universidade do Estado da Bahia.  Integrante do grupo de pesquisa "Currículo, Escrevivências e Diferença."

Iris Verena Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Professora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e Diversidade, da Universidade do Estado da Bahia. Doutora em Estudos Étnicos e Africanos/UFBA. Integrante do grupo de pesquisa "Currículo, Escrevivências e Diferença."

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

Silva, A. H. de J., & Oliveira, I. V. (2023). Currículo-quilombo na escola do fim do mundo. Revista Teias, 24(75), 166–175. https://doi.org/10.12957/teias.2023.79085

Edição

Seção

“Vocês são importantes…”: questões de alteridade e diferença nas políticas curriculares