A avaliação da aprendizagem à luz das contribuições de Cipriano Carlos Luckesi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.70418

Palavras-chave:

avaliação da aprendizagem, avaliação formativa, formação de professores

Resumo

Ao longo do tempo, o professor Cipriano Carlos Luckesi sagrou-se referência nos estudos sobre a avaliação da aprendizagem. Conscientes da relevância da avaliação ao processo de ensino-aprendizagem, dialogamos com o professor a respeito da materialização e desafios da avaliação formativa na educação escolar, das repercussões provocadas pelas diferenças regionais no processo de formação docente, da utilização de provas como instrumento de aprovação e reprovação no percurso formativo de professores e dos impasses e potencialidades à avaliação no contexto do retorno ao ensino presencial na educação brasileira. Luckesi é professor aposentado da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em filosofia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e em teologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), mestrado em ciências sociais pela UFBA e doutorado em educação pela PUC-SP. A entrevista reitera a compreensão acerca da avaliação da aprendizagem como instrumento de ascensão à formação qualitativa e emancipatória dos sujeitos.

Biografia do Autor

Nathalia Maria de Sousa Feitosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Formação Docente para Educação Básica e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Erica Dantas da Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestre em Ensino (UERN), Especialista em Docência do Ensino Superior (UFCG) e Graduada em Pedagogia (UFCG).

Aparecida Carneiro Pires, Universidade Federal de Campina Grande

Pós-dutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Referências

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

de Sousa Feitosa, N. M., Dantas da Silva, E., & Carneiro Pires, A. (2023). A avaliação da aprendizagem à luz das contribuições de Cipriano Carlos Luckesi. Revista Teias, 24(75), 365–371. https://doi.org/10.12957/teias.2023.70418