A avaliação da aprendizagem à luz das contribuições de Cipriano Carlos Luckesi
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.70418Palavras-chave:
avaliação da aprendizagem, avaliação formativa, formação de professoresResumo
Ao longo do tempo, o professor Cipriano Carlos Luckesi sagrou-se referência nos estudos sobre a avaliação da aprendizagem. Conscientes da relevância da avaliação ao processo de ensino-aprendizagem, dialogamos com o professor a respeito da materialização e desafios da avaliação formativa na educação escolar, das repercussões provocadas pelas diferenças regionais no processo de formação docente, da utilização de provas como instrumento de aprovação e reprovação no percurso formativo de professores e dos impasses e potencialidades à avaliação no contexto do retorno ao ensino presencial na educação brasileira. Luckesi é professor aposentado da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em filosofia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e em teologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), mestrado em ciências sociais pela UFBA e doutorado em educação pela PUC-SP. A entrevista reitera a compreensão acerca da avaliação da aprendizagem como instrumento de ascensão à formação qualitativa e emancipatória dos sujeitos.
Referências
HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Prática docente e avaliação. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, 1990.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Edição do Autor, 2003.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2012.
OLIVEIRA, Gerson Pastre de. Estratégias multidimensionais para a avaliação da aprendizagem em cursos on-line. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, v. 18, n. 66, p. 105-138, 2010. Disponível em http://educa.fcc.org.br/pdf/ensaio/v18n66/v18n66a07.pdf. Acesso em 4 abr. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.