A infância como projeto pedagógico em memórias da ditadura militar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.79081

Palavras-chave:

memórias de infância, ditadura militar, pedagogias da infância, marcadores sociais de diferença.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a infância como projeto educativo na ditadura militar por meio das memórias atravessadas por marcadores sociais de diferença de pessoas que viveram a infância ou parte dela nesse momento político do país. Nessas memórias, ressaltam-se os sentidos sobre as infâncias nos contextos educativos de instituições sociais, como a família e a escola, em consonância com o projeto de desenvolvimento e progresso da nação em funcionamento durante toda a ditadura militar. Convém, portanto, questionar: quais são os processos educativos para a infância durante a ditadura militar brasileira? Que infâncias, nas suas diferenças, foram sufocadas pelo projeto educativo da infância normativa? O contexto destas indagações é uma pesquisa com foco nas memórias de infância da ditadura militar de pessoas, com idades entre 50 e 70 anos, que, no presente, estão vinculadas a sindicatos ou movimentos sociais voltados às questões de gênero, raça e sexualidade. Discute-se que essas memórias convergem em pedagogias de moralização e das normativas de gênero como projetos da nação brasileira para uma geração de crianças. Por outro lado, nota-se que, mesmo diante de um projeto pedagógico de silenciamento da infância pela via da produção do desaparecimento social da repressão política, há os deslocamentos e as brechas para a existência de sentidos e subjetividades que seguem o contrafluxo da educação normativa vigente à época.

Biografia do Autor

Raquel Gonçalves Salgado, Universidade Federal de Rondonópolis

Doutora em Psicologia pela PUC-Rio. Professora Titular do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis.

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

Salgado, R. G., Dias Amaro, R., & Martins Ferreira, D. (2023). A infância como projeto pedagógico em memórias da ditadura militar . Revista Teias, 24(75), 54–67. https://doi.org/10.12957/teias.2023.79081

Edição

Seção

“Vocês são importantes…”: questões de alteridade e diferença nas políticas curriculares