Crianças, seus desenhos importam! enunciações infantis como potências para os currículos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.78693

Palavras-chave:

educação infantil, currículo, formação docente.

Resumo

Amplia sentidos sobre experiências com o desenho infantil em um CMEI de Vitória/ES, junto às professoras e às crianças entre 5 e 6 anos, durante o ano de 2022. Problematiza: as enunciações infantis que emergem com seus desenhos produzem que tipo de potências para os currículos e para as docências na educação infantil? Mobiliza a pesquisa-intervenção com a cartografia (Passos, Kastrup, Escóssia, 2020; Deleuze, Guattari, 1995) para a produção e análise dos processos da pesquisa. Os resultados destacam que o currículo não é neutro devido à experiência como uma condição da infância, alertam as docências para os riscos de a engrenagem capital controlar a força criativa das crianças e anular a diferença, indicam que o desejo é revolucionário, o que amplia a condição de alteridade na educação infantil. As considerações afirmam a ressignificação dos currículos e das práticas docentes pelas enunciações infantis, envolvendo as crianças nos espaços políticos de participação, com a abertura nas relações adulto e criança, ampliando a composição de currículos e docências inventivas.

Biografia do Autor

Larissa Ferreira Rodrigues Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação (Universidade Federal do Espírito Santo/UFES), Mestre em Educação (Universidade Federal do Espírito Santo/UFES). Possui Licenciatura Plena em Educação Física (Universidade Federal do Espírito Santo/UFES) e Licenciatura em Pedagogia (ISEAT).Atualmente é professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica na UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no Colégio de Aplicação CRIARTE e professora do Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/UFES). Coordenadora do grupo de pesquisa do CNPQ "Currículos, culturas juvenis e produção de subjetividades", membro do grupo de pesquisa do CNPQ "CICLOS, Grupo de pesquisa em currículos e interações colaborativas na educação básica e no ensino superior"/ UFES.

Claudineia Rossini Gouveia, Prefeitura Municipal de Vitória/ Espírito Santo

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espirito Santo (2005). Atualmente é professora dinamizadora de Artes - PEB III da Prefeitura Municipal de Vitória.

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

Gomes, L. F. R., & Gouveia, C. R. (2023). Crianças, seus desenhos importam! enunciações infantis como potências para os currículos. Revista Teias, 24(75), 68–83. https://doi.org/10.12957/teias.2023.78693

Edição

Seção

“Vocês são importantes…”: questões de alteridade e diferença nas políticas curriculares