Ler com bebês: narrativas sobre docência e as interações das crianças com o livro na creche

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.65481

Palavras-chave:

educação infantil, bebês, docência, livros.

Resumo

O texto tem por foco analisar o que contam as documentações pedagógicas sobre a ação docente e as interações das crianças, com o objeto livro na creche. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, teve como sujeitos quatro professoras e uma gestora que atuam na educação infantil.  A partir do diálogo entre diferentes autores, destaca-se nas documentações que no encontro dos bebês com os livros, eles fazem suas leituras com o corpo por meio de todos os sentidos. Embora haja um esforço das professoras em possibilitar o acesso das crianças aos livros, ainda se evidenciam traços de uma ação docente diretiva, mais centrada no adulto. O gesto de documentar, revisitar e narrar permite à professora reconhecer, valorar e redimensionar a ação docente, construindo um outro olhar sobre os bebês, os livros e a especificidade da docência na educação infantil.

Biografia do Autor

Luciane Pandini Simiano, Universidade do Sul de Santa Catarina

Professora permanente do Programa de Pós graduação

Glaucia Guarezi Margotti, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestre em Educação. Professora da rede pública de ensino de Santa Catarina

Referências

ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FEEBA, Educação e Contemporaneidade, Salvador, BA, v. 22, n. 40, jul./dez. 2003. p. 95-103.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.

BENJAMIN, Walter. Magia e ética, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sério Paulo Rouanet. 8. ed. rev. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras Escolhidas v. 1).

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução, apresentação e notas de Marcus Vinicius Mazzari; posfácio de Flávio Di Giorgi. 2. ed., 3. reimp. São Paulo: Duas Cidades: Editora 34, 2017. (Coleção Espírito Crítico).

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Indicadores da qualidade na educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/indic_qualit_educ_infantil.pdf. Acesso em 3 nov. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, Distrito Federal: MEC/SEB, 2010.

DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade da educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2012.

DEBUS, Elaine; GONÇALVES, Fernanda. Livros-vivos, livros pulsantes: muitas histórias para contar. In: DEBUS, Elaine; SPENGLER, Maria Laura P.; GONÇALVES, Fernanda (org.). Livro objeto e suas arti (e) manhas de construção. 1. ed. Curitiba, Paraná: Mercado Livros, 2020. p. 69-84.

EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. Aspectos Gerais. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (org.). As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999a. p. 21-36.

EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (org.). As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999b.

ENDE, Michael. A história sem fim. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v. 4).

GANDINI, Lella; EDWARDS, Carolyn P. (org.). Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Trad. Daniel Etcheverry Burguño. Porto Alegre: Artmed, 2002. (Biblioteca Artmed).

GONÇALVES, Fernanda. As palavras e seus deslimites: a relação dos bebês com os livros na educação infantil. 250 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

GUIMARÃES, Rosele Martins. Encontros, cantigas, brincadeiras, leituras: um estudo acerca das interações dos bebês, as crianças bem pequenas com o objeto livro numa turma de berçário. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

GUIMARÃES, Onileda de Souza Matta. O processo de documentação pedagógica em uma experiência formativa com professoras na educação infantil: um encontro com o princípio ético. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2019.

GUIMARÃES, Onileda de Souza Matta; PANDINI-SIMIANO, Luciane; CHARCZUK, Simone Bicca. A documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 1, p. 169-186, jan./abr. 2021. Disponível em www.curriculosemfronteiras.org. (online). DOI: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n1.9. Acesso em 20 fev. 2021.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 19, jan./fev./mar./abr. 2002.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiências. Trad. Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1. ed., 5. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. (Coleção Experiência e Sentido).

MANTOVANI, Susanna; PERANI, Rita Montoli. Uma profissão a ser inventada: o educador da primeira infância. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; VITA, Anastácia de (org.). Ler com os bebês: contribuições das pesquisas de Susana Mantovani. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2014. p. 17-60.

MARGOTTI, Gláucia Guarezi. Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2021.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de et al. (org.). O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2012.

PANDINI-SIMIANO, Luciane. Colecionando pequenos encantamentos: a documentação pedagógica como uma narrativa peculiar para e com as crianças bem pequenas. 134 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/117784. Acesso em 10 dez. 2019.

PANDINI-SIMIANO, Luciane. A documentação pedagógica como narrativa peculiar na creche. Pro-Posições [online], v. 29, n. 3, p. 164-186, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0002. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072018000300164&lng=pt&tlng=pt. Acesso em 20 fev. 2021.

RANCIÈRE, Jacques. Prólogo: La lengua de la emancipación. In: JACOTOT, Joseph. Enseñanza universal: lengua materna. Buenos Aires: Cactus, 2008. p. 11-21.

RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

SALUTTO, Nazareth. Pode deixar rasgar? Relação e subjetividade no cotidiano com bebês e livros na creche. Educação Unisinos, v. 24, 2020. Disponível em http://www.revistas.unisinos.br/index.php/educacao/issue/view/818. Acesso em 10 maio 2021.

SALUTTO, Nazareth; KRAMER, Sonia. Nhem, Nhem, Nhem, Nhem: a brincadeira com a linguagem como desvio no encontro dos bebês com os livros. Edu. Foco, Juiz de Fora, Minas Gerais, v. 24, n. 3, p. 1019-1040, maio/ago. 2019. Disponível em https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/29168. Acesso em 23 mar. 2021.

TRISTÃO, Fernanda. Ser professora de bebês: um estudo de caso de uma creche conveniada. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

Downloads

Publicado

04-12-2023

Como Citar

Simiano, L. P., & Margotti, G. G. (2023). Ler com bebês: narrativas sobre docência e as interações das crianças com o livro na creche. Revista Teias, 24(75), 306–319. https://doi.org/10.12957/teias.2023.65481