Uma professora que conta histórias sobre infâncias: gêneros e sexualidades dissidentes na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.79062

Palavras-chave:

currículo, gêneros e sexualidades, infâncias.

Resumo

O artigo propõe discutir os impactos do dispositivo curricular na constituição das infâncias dissidentes da norma de gêneros e sexualidades. Para tanto, lança mão dos registros feitos em um caderno, o qual nomeamos de Diário de Memórias do Cotidiano Escolar. Tais registros representam as cenas que tratam dos modos de resistência das infâncias em dissidência à norma, e estão relacionados às observações de uma professora a partir dos tempos e espaços de uma escola da etapa do ensino fundamental, ao longo de um ano letivo. Como objetivo visamos discutir o currículo a partir da presença das infâncias dissidentes da norma de gêneros e sexualidades. Trata-se de uma discussão pautada nas teorizações e metodologias pós-críticas em educação e currículo, as quais concebem a constituição dos corpos como efeito das práticas discursivas e das relações de poder. O estudo observou que frente às estratégias forjadas pelo poder, estas infâncias criam brechas de fuga em prol de paisagens curriculares de liberdade, agindo em defesa do direito à vida como modo de sobreviver às tramas que constituem este dispositivo. Além disso, observou também que apesar de nos últimos anos a escola ter sido alvo de ataques ultraconservadores, esta instituição tem se politizado, expandindo-se para novas experiências na perspectiva de gêneros e sexualidades.

Biografia do Autor

Dina Maria Vital Ávila, Universidade Federal de Alagoas

Egressa do Programa de Pós-graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas

Marcos Ribeiro Mesquita, Universidade Federal de Alagoas

Docente e pesquisador dos cursos de graduação e pós-graduação em psicologia na Universidade Federal de Alagoas

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

Ávila, D. M. V., & Mesquita, M. R. (2023). Uma professora que conta histórias sobre infâncias: gêneros e sexualidades dissidentes na escola. Revista Teias, 24(75), 28–41. https://doi.org/10.12957/teias.2023.79062

Edição

Seção

“Vocês são importantes…”: questões de alteridade e diferença nas políticas curriculares