Expansão e evasão: as ambivalências do ensino superior no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.66090

Palavras-chave:

Ensino superior, Expansão, Evasão, Modelo Longitudinal Dinâmico

Resumo

Nas sociedades modernas, a educação ocupa uma função estratégica, tanto para o desenvolvimento econômico, cultural e social, como na construção de identidades individuais e suas chances na vida. A Educação Superior (ES) é nas sociedades atuais, o principal responsável pela formação pessoal e profissional de indivíduos para o desenvolvimento científico-tecnológico, cuja expansão se tornou um fenômeno global que abrange todos os países do mundo. O Brasil, nas últimas décadas, impulsados por uma política educacional expansionista, apresentou um crescimento extraordinário de matrículas e instituições de ES, conduzido, sobretudo, pelo setor privado. No entanto, se observou, por outro lado, um forte crescimento das taxas de evasão em todos os setores do ES. Frente a essa situação, o presente estudo objetiva analisar, mediante um modelo longitudinal dinâmico, a relação entre expansão e evasão universitária no Brasil até o ano 2019, bem como desenvolver uma hipótese no tocante às causas subjacentes desse fenômeno.

Biografia do Autor

Emilia Maria da Trindade Prestes, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura e em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1971), graduação em Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1984) e doutorado em Estudios Latinoamericanos - Universidad Nacional Autónoma de Mexico (1992). Realizou pós doutorado na Universidade Autónoma de Barcelona (2002/2003) com Bolsa CAPES e Estágio Sênior na Universidade de Valência (2015/2016) ambos com bolsa CAPES. Bolsista de Produtividade do CNPq ( 2004 - ). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal da Paraíba, Vice-coordenadora da Cátedra UNESCO de EJA da Universidade Federal da Paraíba. Coordena o convênio institucional, por parte da UFPB, com a Universidade de Valência. Compõe o Comitê Científico do Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas, da Universidade de Valência (2016) Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPB (1994/1998) e o curso de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Aprendentes (MPGOA) da UFPB (2011/2013); Coordenou o Projeto de Cursos de Especialização para professores e gestores da EJA realizado na África (Cabo Verde e Guiné Bissau) e financiado pelo MEC/SECADI; Atuou como Coordenadora do Programa Bilateral de Intercâmbio Internacional CAPES/FCT (2010/2012); Membro do Instituto de Desenvolvimento da Universidade Federal da Paraíba. Atuou como avaliadora da CAPES dos Programas de Pós Graduação - área Educação.(1999/2002); Coordenou o Programa Escola Zé Peão (2004/2206). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (PMGOA/UFPB) - 2018- 2020. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes (PMGOA/UFPB) - 2020- . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educaçao de jovens e adultos, avaliação de políticas públicas para o trabalho, avaliação de políticas públicas, aprendizagens de pessoas jovens e adultas e educação de adultos.

Dietmar Pfeiffer, Westfaelische Wilhems-Universitaet Muenster, WWU MUENSTER, Alemanha

Possui mestrado em Sociologia - Westfälische Wilhems-Universität Münster (1969) e doutorado em Sociologia - Westfälische Wilhems-Universität Münster (1972). Membro do Centro de Estudos Brasileiros da Westfälische Wilhems-Universität Münster. Consultor internacional (Brasil, Chile, Cuba, Moçambique, Malawi, Sri Lanka) nas áreas de economia educacional, planejamento e avaliação educacional, management de qualidade educacional, métodos empíricos e estatísticos de pesquisa educacional.

José Lucas Batista dos Santos, Graduando do curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba

Estudante do curso de graduação Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba, do Centro de Educação - Campus I. Atuou no Programa de Licenciaturas (PROLICEN) no Projeto "Evasão e Permanência no Curso de Pedagogia Presencial da UFPB-Campus I" durante o ano de 2019-2020. Vinculou-se ao Programas de Bolsas para Iniciação Científica (PIBIC-CNPq) na pesquisa "Trajetórias de egressos da Pós-Graduação: Avaliação dos impactos das aprendizagens em vivências sociais e profissionais" como bolsista durante 2020-2021. Atualmente dedica-se na condição de voluntário no projeto "O fortalecimento do Programa Dinheiro Direto na Escola na Região Nordeste como estratégia para a gestão democrática e para a qualidade da educação" no Eixo Avaliação. Atualmente estuda as temáticas: Programa Dinheiro Direto na Escola, Políticas Públicas e Pesquisa documental e bibliográfica.

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

Trindade Prestes, E. M. da, Pfeiffer, D., & Batista dos Santos, J. L. (2023). Expansão e evasão: as ambivalências do ensino superior no Brasil. Revista Teias, 24(75), 200–213. https://doi.org/10.12957/teias.2023.66090