Expansão e evasão: as ambivalências do ensino superior no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.66090Palavras-chave:
Ensino superior, Expansão, Evasão, Modelo Longitudinal DinâmicoResumo
Nas sociedades modernas, a educação ocupa uma função estratégica, tanto para o desenvolvimento econômico, cultural e social, como na construção de identidades individuais e suas chances na vida. A Educação Superior (ES) é nas sociedades atuais, o principal responsável pela formação pessoal e profissional de indivíduos para o desenvolvimento científico-tecnológico, cuja expansão se tornou um fenômeno global que abrange todos os países do mundo. O Brasil, nas últimas décadas, impulsados por uma política educacional expansionista, apresentou um crescimento extraordinário de matrículas e instituições de ES, conduzido, sobretudo, pelo setor privado. No entanto, se observou, por outro lado, um forte crescimento das taxas de evasão em todos os setores do ES. Frente a essa situação, o presente estudo objetiva analisar, mediante um modelo longitudinal dinâmico, a relação entre expansão e evasão universitária no Brasil até o ano 2019, bem como desenvolver uma hipótese no tocante às causas subjacentes desse fenômeno.
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