Pesquisa sociopoética: confetos e a noção de experiência-afeto na educação
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.72236Palavras-chave:
pesquisa sociopoética, experiência-afeto, educaçãoResumo
A sociopoética é uma abordagem de pesquisa criada em 1994-95, inspirada na análise institucional (Lourau, 1993) e na obra de Paulo Freire (1987). O objetivo do artigo é apresentar a compreensão dos confetos criados pelo grupo-pesquisador formado por estudantes do curso de pedagogia da UFPE, em torno do tema-gerador experiência-afeto na educação. A noção de confetos trata-se de um hibridismo de conceitos e afetos, aqui inspirado na obra O que é filosofia? de Deleuze e Guattari (1992). Como método, as oficinas sociopoéticas através de técnicas artísticas possibilitaram o encontro de criação dos confetos. Neste artigo, trabalhou-se com os afetos oriundos da experiência, notadamente teorizados por Larrosa (2014), Masschelein e Simons (2014), Kohan (2017). A sociopoética permite alcançar uma expansão na compreensão do rizoma experiência-afeto, a partir dos confetos criados pelo grupo-pesquisador: Diamosen; Asoliveza; Rivopassa; Lencozer; Satividade; Batrans; Horimenta; Expecpirar. Conclui-se que a experiência-afeto na educação consiste em um processo formativo no qual o estudante pode se sentir tocado por algo, ao passo que, ao se sensibilizar, seja capaz de compreender mais intimamente os saberes que se mostram diante dele e, quiçá, transformar-se.
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