Pesquisa sociopoética: confetos e a noção de experiência-afeto na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.72236

Palavras-chave:

pesquisa sociopoética, experiência-afeto, educação

Resumo

A sociopoética é uma abordagem de pesquisa criada em 1994-95, inspirada na análise institucional (Lourau, 1993) e na obra de Paulo Freire (1987). O objetivo do artigo é apresentar a compreensão dos confetos criados pelo grupo-pesquisador formado por estudantes do curso de pedagogia da UFPE, em torno do tema-gerador experiência-afeto na educação. A noção de confetos trata-se de um hibridismo de conceitos e afetos, aqui inspirado na obra O que é filosofia? de Deleuze e Guattari (1992). Como método, as oficinas sociopoéticas através de técnicas artísticas possibilitaram o encontro de criação dos confetos. Neste artigo, trabalhou-se com os afetos oriundos da experiência, notadamente teorizados por Larrosa (2014), Masschelein e Simons (2014), Kohan (2017). A sociopoética permite alcançar uma expansão na compreensão do rizoma experiência-afeto, a partir dos confetos criados pelo grupo-pesquisador: Diamosen; Asoliveza; Rivopassa; Lencozer; Satividade; Batrans; Horimenta; Expecpirar. Conclui-se que a experiência-afeto na educação consiste em um processo formativo no qual o estudante pode se sentir tocado por algo, ao passo que, ao se sensibilizar, seja capaz de compreender mais intimamente os saberes que se mostram diante dele e, quiçá, transformar-se.

Biografia do Autor

monaliza holanda dos santos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em educação da Universidade Federal de Pernambuco

jacques gauthier, Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil. Ministere de L'education Nationale, M.E.N., França.

Professor titular - Ministere de L'education Nationale (França).

eugênia de paula benício cordeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco-IFPE.

Doutora e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação-UFPE. Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco-IFPE.

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

dos santos, monaliza holanda, gauthier, jacques, & cordeiro, eugênia de paula benício. (2023). Pesquisa sociopoética: confetos e a noção de experiência-afeto na educação. Revista Teias, 24(75), 263–277. https://doi.org/10.12957/teias.2023.72236