A educação física no novo ensino médio: desafios para consolidação nas escolas de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.71074

Palavras-chave:

ensino médio, educação física, prática pedagógica.

Resumo

A pesquisa investigou a consolidação da educação física nas escolas do estado de Pernambuco, diante da implementação do novo ensino médio, tendo como objetivo apresentar como está a educação física nestas escolas, diante da implementação do novo ensino médio. Caracterizou-se por um estudo de abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta uma entrevista com professores/as de educação física da rede estadual de Pernambuco. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo tipo categorial por temática. Constatamos que esta reforma curricular se encontra longe de sua consolidação nas escolas pernambucanas e que os/as professores/as de educação física não têm conhecimentos aprofundados sobre o novo ensino médio e nem sobre a Base Nacional Comum Curricular.

Biografia do Autor

Bruno Cesar Silva, Universidade de Pernambuco

Doutorando em Educação Física UPE/UFPB. Mestre em Educação Física UPE/UFPB (2019). Especialista em Atividade Física e saúde pública UPE (2015). Especialista em Educação Física Escolar AVM (2013) e Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2005). Experiência na área de ensino e pesquisa em Educação Física, com ênfase na prática pedagógica e currículos de Ensino Médio, atuando e pesquisando também na área de atividade física na saúde pública. Professor da Secretaria estadual de Educação de Pernambuco e profissional de Educação Física efetivo da secretaria de saúde do Recife-PE, lotado na Academia da Cidade.

Lívia Tenorio Brasileiro, Universidade de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2001). Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade de Pernambuco - UPE (1995). Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física e Técnico em Desporto pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1992). Atualmente é professora da Escola Superior de Educação Física - ESEF da Universidade de Pernambuco - UPE, atuando como coordenadora do Curso de Licenciatura. Pesquisa os temas: educação física escolar, dança e educação física, currículo, prática pedagógica e produção do conhecimento. Membro do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte - ETHNÓS. Professora da Pós-graduação - Especialização em Educação Física Escolar ESEF/UPE. Professora do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB na linha Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física. Professora do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação Física UPE/UNESP. Membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE.

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

Silva, B. C., & Brasileiro, L. T. (2023). A educação física no novo ensino médio: desafios para consolidação nas escolas de Pernambuco. Revista Teias, 24(75), 237–248. https://doi.org/10.12957/teias.2023.71074