“Por uma escola gorda!”: difrações a partir do ativismo e estudos do corpo gordo
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.78800Palavras-chave:
estudos do corpo gordo, gordofobia, bullying, escola gorda, diferenças.Resumo
O presente artigo objetiva propor um exercício difrativo que parte das experiências des autories enquanto corpas gordas em período escolar, e emaranha-se com os estudos do corpo gordo e com o ativismo gordo, a fim de pensarmos em possibilidades de teorização que instrumentalizem o estar-fazer na/a escola. Identifica-se, em um primeiro momento, vários aspectos que levam a pensar como a gordofobia é uma violência estruturada na sociedade e, em decorrência, institucionalizada na educação. Posteriormente, propõe-se uma análise difrativa em torno do bullying, fenômeno complexo que indica a violência no contexto escolar, mas que, em face de suas fragilidades e de um uso indiscriminado, pautado no universalismo, acaba por apagar formas de violência que necessitam ser nomeadas, assegurando suas especificidades. Por fim, numa espécie de manifesto, criam-se conexões à partir dos Estudos do Corpo Gordo, do ativismo gordo, dos feminismos negro, gordo e cuir, além de outras perspectivas ontoepistemológicas, pensando em possibilidades que visem orientar na construção de uma prática educacional voltada à alteridade e à(s) diferença(s).
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