“Por uma escola gorda!”: difrações a partir do ativismo e estudos do corpo gordo

Autores

  • William Roslindo Paranhos Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Maria Luisa Jimenez-Jimenez Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.78800

Palavras-chave:

estudos do corpo gordo, gordofobia, bullying, escola gorda, diferenças.

Resumo

O presente artigo objetiva propor um exercício difrativo que parte das experiências des autories enquanto corpas gordas em período escolar, e emaranha-se com os estudos do corpo gordo e com o ativismo gordo, a fim de pensarmos em possibilidades de teorização que instrumentalizem o estar-fazer na/a escola. Identifica-se, em um primeiro momento, vários aspectos que levam a pensar como a gordofobia é uma violência estruturada na sociedade e, em decorrência, institucionalizada na educação. Posteriormente, propõe-se uma análise difrativa em torno do bullying, fenômeno complexo que indica a violência no contexto escolar, mas que, em face de suas fragilidades e de um uso indiscriminado, pautado no universalismo, acaba por apagar formas de violência que necessitam ser nomeadas, assegurando suas especificidades. Por fim, numa espécie de manifesto, criam-se conexões à partir dos Estudos do Corpo Gordo, do ativismo gordo, dos feminismos negro, gordo e cuir, além de outras perspectivas ontoepistemológicas, pensando em possibilidades que visem orientar na construção de uma prática educacional voltada à alteridade e à(s) diferença(s).


Biografia do Autor

William Roslindo Paranhos, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Pessoa não-binária, também conhecida como Will Paranhos. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura. Mestra em Engenharia e Gestão do Conhecimento (aprovada com Louvor) pelo PPGEGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo dissertação premiada no KMBrasil 2021, promovido pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Coautora do livro: "DIVERSIDADES: O BÊ-Á-BÁ PARA A COMPREENSÃO DAS DIFERENÇAS", prefaciado pela Prof.ª Dra. Berenice Bento (UNB). Atualmente é pesquisadora do Grupo Afrodite - Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades (UFSC/CNPq) e técnica pesquisadora em ciências da educação no Grupo de pesquisa EDUSEX - Formação de educadores e educação sexual (UDESC/CNPq). Possui especialização em Estudos de Gênero e Diversidade na Escola (UFSC) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI). Professora convidada das disciplinas: Tópicos Especiais: Diversidades nas Organizações e suas Práticas de Gestão; e Tópicos Especiais: Gestão de Pessoas e Programas de Diversidades, vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC. Professora conteudista da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), do Centro Universitário FMU e do Sistema Positivo, além da Laureate International Universities, onde também atua como parecerista e produtora de planos de ensino para pós-graduação. Consultora, palestrante e (desin)formadora para organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Atuou em municípios catarinenses com formação continuada para mais de 1000 docentes da rede pública na área de diversidade e sexualidades na escola (ensino infantil ao médio). Possui experiência nas áreas de: estudos da diferença; educação marginal, estudos subalternos e pedagogias dissidentes; estudos de gêneros e sexualidades; pós-estruturalismo; complexidade; pedagogia da experiência; interseccionalidade, poder e sujeição (M. Foucault); subjetividades, diferenças e diversidade em escolas e organizações; organizações e instituições de ensino saudáveis; formação docente; alfabetização e letramento. É autora de capítulos de livros e artigos em anais de eventos e periódicos nacionais e internacionais.

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

Roslindo Paranhos, W., & Jimenez-Jimenez, M. L. (2023). “Por uma escola gorda!”: difrações a partir do ativismo e estudos do corpo gordo. Revista Teias, 24(75), 150–165. https://doi.org/10.12957/teias.2023.78800

Edição

Seção

“Vocês são importantes…”: questões de alteridade e diferença nas políticas curriculares