Tessituras entre alteridade e educação: oito abordagens contemporâneas para a educação sexual na escola e a (des) aparição das dimensões da sexualidade humana na BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.78776

Palavras-chave:

gênero, sexualidade, educação sexual, BNCC.

Resumo

Situando-se nos estudos do currículo, este texto busca explicitar as oito abordagens contemporâneas para a educação sexual na escola, a fim de analisar como aspectos relacionados a dimensões da sexualidade humana estão presentes (ou não) na BNCC. Discutir com responsabilidade aspectos concernentes a esse tema envolve o comprometimento e a instauração de desnaturalizações, para que se possa interrogar a história, ao invés de se deixar levar por discursos e práticas regulados pela hegemonia heterossexual vigente. Diante disso, as regulações de comportamento social passíveis de aprovação (geralmente orquestradas pela heteronormatividade) podem sofrer transformações com o passar do tempo, o que evidencia a existência das relações de poder no que diz respeito aos corpos enquanto objeto de julgamento do Outro. Ademais, o discurso conservador ganha adeptos com frequência no mundo todo e, no Brasil, não é diferente. Essa abordagem pode ser associada, portanto, à elaboração e à reprodução da narrativa de que questões associadas a gênero e sexualidade são inimigas a serem combatidas pelas famílias, para que não sejam implementadas nas escolas nacionais. Conclui-se que os desafios que as escolas enfrentam cotidianamente, no que diz respeito ao tema, quando negligenciados, podem levar à ampliação das desigualdades sociais, sobretudo no que diz respeito a vivências e desafios dos sujeitos “ininteligíveis”, cuja generificação não resulta de uma coerência entre sexo, gênero e desejo regulada por pressupostos heteronormativos.

Biografia do Autor

Éderson Luís Silveira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/PR)

Professor Adjunto Efetivo da Universidade
Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Michel Foucault
e os Estudos Discursivos (UFAM/CNPq)
Doutor em Linguística pela UFSC
Mestre em Linguística pela UFSC
Membro da Associação de Linguística
Aplicada do Brasil e do GESTAR/ CNPq

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

Silveira, Éderson L. (2023). Tessituras entre alteridade e educação: oito abordagens contemporâneas para a educação sexual na escola e a (des) aparição das dimensões da sexualidade humana na BNCC. Revista Teias, 24(75), 98–110. https://doi.org/10.12957/teias.2023.78776

Edição

Seção

“Vocês são importantes…”: questões de alteridade e diferença nas políticas curriculares