Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Indexadores
Template para Submissão
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 24 n. 73 (2023): Revista Teias n 73: A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil
v. 24 n. 73 (2023): Revista Teias n 73: A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil
Publicado:
29-06-2023
Editorial
Editorial
Jane Paiva, Paula Leonardi
1
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.73301
A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil
A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil
Maria Letícia Cautela de Almeida Machado, Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter
2-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.76935
Aprendizagem ao longo da vida e suas nuances: fundamentos e decreto nº 10.502/2020
Caroline Carvalho da Costa Lima Landim, Andressa Santos Rebelo
18-30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.73909
BNC-Formação e educação especial: apagamentos e retrocessos na perspectiva inclusiva
Adelaide de Sousa Oliveira Neta, Geandra Claúdia Silva Santos, Giovana Maria Belém Falcão
31-44
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.74247
A formação de professores e a inclusão dos estudantes com deficiência
Laercio Francisco Sponchiado, Marilane Maria Wolff Paim
45-56
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.74040
Narrativas de alunos com deficiência sobre suas vivências escolares
Rodrigo Barbuio, Ana Paula de Freitas
57-69
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.74048
Avaliação dinâmica: encontros e desencontros na educação inclusiva
Ana Paula Oliveira Santana, Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira
70-84
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.73979
Adaptação transcultural e validação de instrumentos de coleta de dados na educação especial
Ketilin Mayra Pedro, Clarissa Maria Marques Ogeda
85-97
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.74245
Indicadores educacionais e escolarização de alunos com deficiência múltipla na baixada fluminense
Camyla Antonioli, Márcia Denise Pletsch, Zena Eisenberg
98-111
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.74191
Acesso e permanência de pessoas com autismo no ensino superior
Sandra Cordeiro de Melo, Elaine Constant, Adriana Teixeira Ferreira
112-128
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.74128
Não comunicar não é uma alternativa: o uso do dispositivo gerador de fala para alunos com autismo
Fabiana Ferreira do Nascimento, Mara Lucia Reis Monteiro da Cruz, Thatyana Machado Silva
129- 147
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.74067
Educação e surdez: a língua escrita como instrumento de exclusão social
Ezer Wellington Gomes Lima
148 - 159
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.74259
Desafios da prática educacional ao estudante surdo em sua alteridade
Evanir Gomes Santos
160-171
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.74011
Codocência entre professor regente e TILSP: parceria necessária na educação bilíngue de surdos
Mariana Gonçalves Ferreira de Castro, Celeste Azulay Kelman
172-184
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.74131
Das identidades às experiências: travessias no território surdo
Paula Xavier Scremin, Márcia Lise Lunardi-Lazzarin
185-197
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.74066
Formação docente para o atendimento educacional especializado por meio da pesquisa-ação
Suzanli Estef Estef, Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro
198-208
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.74080
O trabalho articulado entre o AEE e a sala regular: corpos que brincam, interagem e aprendem
Sara Maria Pinheiro Peixoto, Ana Aparecida Tavares da Silveira, Maria Aparecida Dias
209-218
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.74218
Das classes especiais à educação inclusiva: Um estudo sobre o sistema de educação de Miracema/RJ
Danielle Pereira Barcellos, Jacqueline de Souza Gomes
219-230
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.74241
Artigos de Demanda Contínua
Contribuições do fazer do adolescente com deficiência intelectual
Solange Cabral de Lima, Flávia Barbosa da Silva Dutra
231-245
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.64605
As concepções de José Veríssimo sobre a formação do corpo pela educação física no cenário da educação nacional do século XIX
Michelli Agra, Valdelúcia Alves da Costa
246-260
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.69877
Orientação educacional e trabalho extraclasse do CAP da UFRJ na revista Escola Secundária (1959-1961)
Fernanda Gomes Vieira, Norberto Dallabrida
261-273
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.62365
Análise dos conteúdos de biologia molecular em livros didáticos de biologia do ensino médio
Gabriela Lanza de Castro Pereira, Ana Flávia Silva Mesquita, Marcelo Diniz Monteiro de Barros
274-289
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.65899
Políticas curriculares municipais de educação infantil: uma análise dos materiais pedagógicos
Marina Castro e Souza, Maria Fernanda Rezende Nunes, Gabriela Scramingnon
290-308
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.70275
Eu brinco, tu brincas, nós brincamos: o corpo e o movimento na formação de professores para a Educação Infantil
Daiana Camargo, Leni Vieira Dornelles
309-323
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.70010
Hackeamos a universidade: disputas e afirmações sobre o (não) lugar das pessoas trans na universidade
Júlio César de Oliveira Santos
324-337
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.66276
O uso da realidade aumentada no ensino de ciências e biologia : o que dizem os licenciandos em Ciências Biológicas?
Juliana Ribeiro Freire, Carlos Bruno Cabral de Oliveira, Mariana Guelero do Valle
338-350
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.69578
A metáfora das redes na formação docente: enredando e (redes)cobrindo
Laís Lemos Silva Novo Pinheiro, Helena Amaral da Fontoura
351-359
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.69766
Formação docente a distância: um movimento histórico sob a perspectiva das teses e dissertações
Ercules Laurentino Diniz, Maria das Graças de Almeida Baptista
360-371
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.70118
Resenhas
Discurso educacional contemporâneo: nota sobre um inventário analógico de Julio Groppa Aquino
Cristiano Bedin da Costa
372-376
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.64484
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários