v. 24 n. 73 (2023): Revista Teias n 73: A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil

					Visualizar v. 24 n. 73 (2023): Revista Teias n 73: A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil
Publicado: 29-06-2023

Editorial

  • Editorial

    Jane Paiva, Paula Leonardi
    1
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.73301

A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil

  • A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil

    Maria Letícia Cautela de Almeida Machado, Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter
    2-17
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.76935
  • Aprendizagem ao longo da vida e suas nuances: fundamentos e decreto nº 10.502/2020

    Caroline Carvalho da Costa Lima Landim, Andressa Santos Rebelo
    18-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.73909
  • BNC-Formação e educação especial: apagamentos e retrocessos na perspectiva inclusiva

    Adelaide de Sousa Oliveira Neta, Geandra Claúdia Silva Santos, Giovana Maria Belém Falcão
    31-44
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.74247
  • A formação de professores e a inclusão dos estudantes com deficiência

    Laercio Francisco Sponchiado, Marilane Maria Wolff Paim
    45-56
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.74040
  • Narrativas de alunos com deficiência sobre suas vivências escolares

    Rodrigo Barbuio, Ana Paula de Freitas
    57-69
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.74048
  • Avaliação dinâmica: encontros e desencontros na educação inclusiva

    Ana Paula Oliveira Santana, Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira
    70-84
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.73979
  • Adaptação transcultural e validação de instrumentos de coleta de dados na educação especial

    Ketilin Mayra Pedro, Clarissa Maria Marques Ogeda
    85-97
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.74245
  • Indicadores educacionais e escolarização de alunos com deficiência múltipla na baixada fluminense

    Camyla Antonioli, Márcia Denise Pletsch, Zena Eisenberg
    98-111
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.74191
  • Acesso e permanência de pessoas com autismo no ensino superior

    Sandra Cordeiro de Melo, Elaine Constant, Adriana Teixeira Ferreira
    112-128
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.74128
  • Não comunicar não é uma alternativa: o uso do dispositivo gerador de fala para alunos com autismo

    Fabiana Ferreira do Nascimento, Mara Lucia Reis Monteiro da Cruz, Thatyana Machado Silva
    129- 147
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.74067
  • Educação e surdez: a língua escrita como instrumento de exclusão social

    Ezer Wellington Gomes Lima
    148 - 159
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.74259
  • Desafios da prática educacional ao estudante surdo em sua alteridade

    Evanir Gomes Santos
    160-171
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.74011
  • Codocência entre professor regente e TILSP: parceria necessária na educação bilíngue de surdos

    Mariana Gonçalves Ferreira de Castro, Celeste Azulay Kelman
    172-184
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.74131
  • Das identidades às experiências: travessias no território surdo

    Paula Xavier Scremin, Márcia Lise Lunardi-Lazzarin
    185-197
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.74066
  • Formação docente para o atendimento educacional especializado por meio da pesquisa-ação

    Suzanli Estef Estef, Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro
    198-208
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.74080
  • O trabalho articulado entre o AEE e a sala regular: corpos que brincam, interagem e aprendem

    Sara Maria Pinheiro Peixoto, Ana Aparecida Tavares da Silveira, Maria Aparecida Dias
    209-218
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.74218
  • Das classes especiais à educação inclusiva: Um estudo sobre o sistema de educação de Miracema/RJ

    Danielle Pereira Barcellos, Jacqueline de Souza Gomes
    219-230
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.74241

Artigos de Demanda Contínua

  • Contribuições do fazer do adolescente com deficiência intelectual

    Solange Cabral de Lima, Flávia Barbosa da Silva Dutra
    231-245
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.64605
  • As concepções de José Veríssimo sobre a formação do corpo pela educação física no cenário da educação nacional do século XIX

    Michelli Agra, Valdelúcia Alves da Costa
    246-260
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.69877
  • Orientação educacional e trabalho extraclasse do CAP da UFRJ na revista Escola Secundária (1959-1961)

    Fernanda Gomes Vieira, Norberto Dallabrida
    261-273
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.62365
  • Análise dos conteúdos de biologia molecular em livros didáticos de biologia do ensino médio

    Gabriela Lanza de Castro Pereira, Ana Flávia Silva Mesquita, Marcelo Diniz Monteiro de Barros
    274-289
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.65899
  • Políticas curriculares municipais de educação infantil: uma análise dos materiais pedagógicos

    Marina Castro e Souza, Maria Fernanda Rezende Nunes, Gabriela Scramingnon
    290-308
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.70275
  • Eu brinco, tu brincas, nós brincamos: o corpo e o movimento na formação de professores para a Educação Infantil

    Daiana Camargo, Leni Vieira Dornelles
    309-323
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.70010
  • Hackeamos a universidade: disputas e afirmações sobre o (não) lugar das pessoas trans na universidade

    Júlio César de Oliveira Santos
    324-337
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.66276
  • O uso da realidade aumentada no ensino de ciências e biologia : o que dizem os licenciandos em Ciências Biológicas?

    Juliana Ribeiro Freire, Carlos Bruno Cabral de Oliveira, Mariana Guelero do Valle
    338-350
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.69578
  • A metáfora das redes na formação docente: enredando e (redes)cobrindo

    Laís Lemos Silva Novo Pinheiro, Helena Amaral da Fontoura
    351-359
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.69766
  • Formação docente a distância: um movimento histórico sob a perspectiva das teses e dissertações

    Ercules Laurentino Diniz, Maria das Graças de Almeida Baptista
    360-371
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.70118

Resenhas

  • Discurso educacional contemporâneo: nota sobre um inventário analógico de Julio Groppa Aquino

    Cristiano Bedin da Costa
    372-376
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.64484