Das classes especiais à educação inclusiva: Um estudo sobre o sistema de educação de Miracema/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.74241

Palavras-chave:

educação especial na perspectiva da educação inclusiva, pessoas com deficiência, direitos humanos.

Resumo

Este estudo reúne relatos sobre o sistema de educação do município de Miracema, compartilhando narrativas de profissionais que atuaram diretamente nas classes especiais e, a partir daí, enumera os principais desafios e as conquistas no salvaguardo do direito à educação para pessoas com deficiência e na implementação da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva em âmbito municipal. Metodologicamente, para além da pesquisa narrativa, utilizamos fontes bibliográficas (em bases selecionadas) e documentais (pertencentes a acervos existentes nos arquivos pessoais dos profissionais de educação que trabalharam nas extintas classes especiais e/ou nas escolas que possuíam tais classes). O objetivo foi abordar como tem se dado a implementação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (2008) no sistema educacional municipal, valendo-nos da percepção de sujeitos envolvidos na passagem das classes especiais segregadoras para a educação inclusiva. Percebemos que, sob a percepção de professores/as, profissionais da Educação, ex-alunos/as e familiares, as melhorias na infraestrutura, capacitação de profissionais e integração dos serviços de saúde e educação ofertados a estudantes com deficiências sempre foram necessários e buscamos compreender se a Educação Especial multidisciplinar e multiprofissional atualmente existente materializa os preceitos de uma Educação Inclusiva na prática.

Biografia do Autor

Danielle Pereira Barcellos, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Auditora Fiscal Municipal;

Professora do Estado do Rio de Janeiro - SEEDUC

Bacharel em Ciências Contábeis - UFF;

Licenciatura em Matemática - UNIVERSO;

Especialização em Gestão Escolar - FAETEC;

Especialização em Gestão Pública Municipal - UNIRIO;

Mestranda em Ensino - Ppgen- UFF.

 

Jacqueline de Souza Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Observatório sobre Inclusão em Educação e Direitos Humanos (https://sites.google.com/view/observatoriouff/). Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense. Com pesquisa de pós-doutorado concluída em Bioética pelo PPGBIOS/UFRJ, tendo sido bolsista PNPD/CAPES (2012-2013). Com pesquisa de pós-doutorado em andamento sobre Educação Especial, pelo PPGE/UFRRJ. Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Mestra em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Bacharela em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2005), bacharela em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e licenciada em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (2008). Academicamente atua nas seguintes áreas: ética normativa e aplicada; teorias da justiça; perspectivas filosóficas sobre as deficiências; direitos humanos das pessoas com deficiências; ensino e diagnósticos; inclusão, saúde e direitos humanos.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

Barcellos, D. P., & Gomes, J. de S. (2023). Das classes especiais à educação inclusiva: Um estudo sobre o sistema de educação de Miracema/RJ. Revista Teias, 24(73), 219–230. https://doi.org/10.12957/teias.2024.74241

Edição

Seção

A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil