A metáfora das redes na formação docente: enredando e (redes)cobrindo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.69766

Palavras-chave:

formação docente, redes, metáforas, narrativa.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo desenvolver a ideia, até então embrionária, escrita sob a forma de um resumo expandido a partir da metáfora das redes  para o XI Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias – Docentes na resistência e na criação, evento este popularmente chamado de Redes. Assim, a relação estabelecida entre a metáfora das redes e o evento Redes (2022) justificou o jogo de palavras que intitulou o referido resumo expandido: “Redes no Redes: enredando metáforas de formação docente” e que, agora, segue se entrelaçando nas linhas do presente texto. A essência do primeiro escrito permanece e ganha novos contornos, despertando a compreensão dos processos de formação docente pelo viés metafórico, adentrando o campo das narrativas e colaborando para construções semânticas na área educacional. Para tanto, enredada nos fios teóricos de Josso, Gatti, Nóvoa, Autora 1, Autora 2, Huberman e Marcelo, esta narrativa pretende retomar e dar continuidade ao estudo metafórico já iniciado, além de inspirar e gerar novas conexões acerca dos processos de formação docente.

Biografia do Autor

Laís Lemos Silva Novo Pinheiro, UERJ- FFP

Doutora em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP) e membro do Grupo de pesquisa "Formação de Professores, Processos e Práticas Educativas", coordenado pela professora Drª. Helena Amaral da Fontoura da UERJ/FFP. Mestre em Práticas de Educação Básica pelo Colégio Pedro II e participante do Grupo de Pesquisa "LITESCOLA - Literatura e outras linguagens na Escola Básica: letramento literário e formação continuada do professor", pela mesma instituição e sob a liderança da professora Drª. Ana Cristina Coutinho Viegas. Graduada em Letras - Português/ Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP). Foi bolsista do Departamento de Estágios e bolsas (CETREINA), na condição de monitora da disciplina Teoria Literária I, sob a supervisão do professor Dr. Leonardo Pinto Mendes. Atualmente é professora de inglês da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Prefeitura de São Gonçalo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letramento literário, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Literatura, narrativas e memórias. Autora do conceito teórico-metodológico insurgente da "Viviografia".

Helena Amaral da Fontoura, UERJ-FFP

Professora Titular do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974), Graduate Diploma em Educational Psychology pela University of Alberta, Canada (1977), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Doutora em Ciência pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/Fundação Oswaldo Cruz (1997), Pós Doutora em Educação na Universidade de Barcelona (2007), Pós Doutora em Educação Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Processos e Práticas Pedagógicas (CNPq). Pesquisadora 2 CNPq. Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Bolsista do Programa Prociência da UERJ desde 2006. Tem grande experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inserção profissional docente, estágio supervisionado, estudo de egressos e pesquisa qualitativa. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação - processos formativos e desigualdades sociais, da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ) de São Gonçalo. Membro do ISATT (International Study Association on Teachers and Teaching).

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Publicado

29-06-2023

Como Citar

Pinheiro, L. L. S. N., & Fontoura, H. A. da. (2023). A metáfora das redes na formação docente: enredando e (redes)cobrindo. Revista Teias, 24(73), 351–359. https://doi.org/10.12957/teias.2024.69766