Codocência entre professor regente e TILSP: parceria necessária na educação bilíngue de surdos
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.74131Palavras-chave:
educação de surdos, codocência, inclusãoResumo
Discutir práticas e desafios para a inclusão em uma abordagem bilíngue para surdos torna-se necessário, se se quer uma educação equitativa que norteie a formação e a prática de professores que recebem alunos surdos em sala de aula. Levando isso em consideração, este artigo tem como objetivo geral analisar princípios norteadores da educação inclusiva e bilíngue de surdos sob a perspectiva da teoria histórico-cultural (VIGOTSKI, 1929, 1932/2001). Como objetivos específicos se propõe a conceituar educação inclusiva e bilíngue de surdos e demonstrar práticas pedagógicas inclusivas e bilíngues pesquisadas em duas escolas-polo dos municípios do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias (CASTRO, 2021). A base conceitual abraça a teoria histórico-cultural, já que, por meio dela, compreendem-se as relações que envolvem o desenvolvimento da aprendizagem humana de forma contextualizada e sociointerativa (VIGOTSKI, 1929, 1932, 2001). A pesquisa tem uma metodologia qualitativa (BAUER; GASKELL, 2003), do tipo estudo de caso (GIL, 2008). A análise dos dados foi realizada na perspectiva microgenética (KELMAN, 2005). Observou-se que a forma como as professoras, as tradutoras intérpretes de Língua de Sinais e Língua Portuguesa (TILSPs), os alunos surdos e ouvintes medeiam o conhecimento (KELMAN, 2015) tem uma influência positiva no ensino e na aprendizagem dos alunos surdos. A Libras é a língua mais indicada para esta mediação. Enfim, consideramos que a codocência e o trabalho em conjunto com todos os atores do espaço educacional realizado de forma dinâmica, dialógica e dialética resulta em uma aprendizagem mais eficaz.Downloads
Publicado
29-06-2023
Como Citar
CASTRO, Mariana Gonçalves Ferreira de; KELMAN, Celeste Azulay. Codocência entre professor regente e TILSP: parceria necessária na educação bilíngue de surdos. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 73, p. 172–184, 2023. DOI: 10.12957/teias.2024.74131. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/74131. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil
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