Codocência entre professor regente e TILSP: parceria necessária na educação bilíngue de surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.74131

Palavras-chave:

educação de surdos, codocência, inclusão

Resumo

Discutir práticas e desafios para a inclusão em uma abordagem bilíngue para surdos torna-se necessário, se se quer uma educação equitativa que norteie a formação e a prática de professores que recebem alunos surdos em sala de aula. Levando isso em consideração, este artigo tem como objetivo geral analisar princípios norteadores da educação inclusiva e bilíngue de surdos sob a perspectiva da teoria histórico-cultural (VIGOTSKI, 1929, 1932/2001). Como objetivos específicos se propõe a conceituar educação inclusiva e bilíngue de surdos e demonstrar práticas pedagógicas inclusivas e bilíngues pesquisadas em duas escolas-polo dos municípios do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias (CASTRO, 2021). A base conceitual abraça a teoria histórico-cultural, já que, por meio dela, compreendem-se as relações que envolvem o desenvolvimento da aprendizagem humana de forma contextualizada e sociointerativa (VIGOTSKI, 1929, 1932, 2001). A pesquisa tem uma metodologia qualitativa (BAUER; GASKELL, 2003), do tipo estudo de caso (GIL, 2008). A análise dos dados foi realizada na perspectiva microgenética (KELMAN, 2005). Observou-se que a forma como as professoras, as tradutoras intérpretes de Língua de Sinais e Língua Portuguesa (TILSPs), os alunos surdos e ouvintes medeiam o conhecimento (KELMAN, 2015) tem uma influência positiva no ensino e na aprendizagem dos alunos surdos. A Libras é a língua mais indicada para esta mediação. Enfim, consideramos que a codocência e o trabalho em conjunto com todos os atores do espaço educacional realizado de forma dinâmica, dialógica e dialética resulta em uma aprendizagem mais eficaz.

Biografia do Autor

Mariana Gonçalves Ferreira de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta de Libras e Educação Inclusiva da Universidade do Rio de Janeiro-UERJ/Maracanã.

Celeste Azulay Kelman, Universidade Federal do Rio de Janeiro

 É professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aposentada, atua como professora colaboradora voluntária no Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, inclusão, educação inclusiva, educação de surdos e implante coclear.

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Publicado

29-06-2023

Como Citar

Castro, M. G. F. de, & Kelman, C. A. (2023). Codocência entre professor regente e TILSP: parceria necessária na educação bilíngue de surdos. Revista Teias, 24(73), 172–184. https://doi.org/10.12957/teias.2024.74131

Edição

Seção

A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil