O uso da realidade aumentada no ensino de ciências e biologia : o que dizem os licenciandos em Ciências Biológicas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.69578

Palavras-chave:

, tecnologias digitais, realidade aumentada, ensino de ciências, ensino de biologia.

Resumo

O presente trabalho objetivou investigar o uso da Realidade Aumentada (RA) no ensino de ciências e biologia na perspectiva de licenciandos em ciências biológicas. O público-alvo foram licenciandos em Ciências Biológicas de uma instituição de ensino superior no Maranhão e a coleta de dados ocorreu em uma oficina de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em que os participantes puderam experienciar a RA por meio do aplicativo Google Expedições. Foi-lhes apresentado um questionário que versava sobre o uso da RA no ensino. Para análise dos dados, foram traçadas três categorias: operabilidade, envolvimento e efetividade. A RA traz uma perspectiva atraente para os alunos, para isso, é importante haver um planejamento que leve em consideração a disponibilidade de recursos e a infraestrutura escolar. É necessário que a formação inicial promova uma visão global das potencialidades dessas ferramentas, além de maiores investimentos para a garantia do acesso aos recursos tecnológicos.

Biografia do Autor

Juliana Ribeiro Freire, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Ciências Biológicas, grau licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão, membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia/GPECBio.

Carlos Bruno Cabral de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Educação (PPGEEB/UFMA). Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas (UFMA). Professor bilíngue de Ciências e Biologia. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia - GPECBio/UFMA.

Mariana Guelero do Valle, Universidade Federal do Maranhão

Doutora e mestra em educação. Professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão/UFMA. Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PPECEM/UFMA e do Programa de Gestão de Ensino da Educação Básica PPGEEB/UFMA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia/GPECBio.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

Ribeiro Freire, J., Cabral de Oliveira, C. B., & Guelero do Valle, M. (2023). O uso da realidade aumentada no ensino de ciências e biologia : o que dizem os licenciandos em Ciências Biológicas?. Revista Teias, 24(73), 338–350. https://doi.org/10.12957/teias.2024.69578