Narrativas de alunos com deficiência sobre suas vivências escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.74048

Palavras-chave:

teoria histórico-cultural, educação inclusiva, alunos com deficiência, pesquisa narrativa, vivência

Resumo

O estudo focaliza a temática da inclusão escolar a partir da visão de alunos com deficiência inseridos nos anos finais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa orientada pelos pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em articulação com a pesquisa narrativa. Apoiada na indagação sobre o modo como alunos com deficiência têm vivenciado a escola comum, a investigação teve como objetivo compreender os sentidos que eles atribuem a suas vivências escolares. O trabalho de campo ocorreu em uma escola pública de um município paulista junto a três alunos com deficiência. O instrumento principal de construção de dados foi a narrativa oral produzida pelos participantes do estudo em interação com o pesquisador. As falas foram audiogravadas, transcritas e analisadas à luz do referencial teórico. Os resultados indicam que os alunos, em seu relato, revelam os sentidos que a escola e as práticas escolares têm para eles: sentimentos como frustração, incompreensão, solidão e silenciamento são expostos. Os achados contribuem para reflexões acerca de caminhos possíveis para a efetivação de práticas pedagógicas mais inclusivas.

Biografia do Autor

Rodrigo Barbuio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Rede Básica de Ensino do Município de Meridiano -SP

Graduado em Educação Física e Pedagogia. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade São Francisco. Pós-Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua como Especialista em Educação na rede básica de ensino municipal de Meridiano. Docente da Fundação Educacional de Fernandópolis, com atuação na área de Educação Especial e Educação Inclusiva.

Ana Paula de Freitas, Universidade São Francisco -Campus Itatiba

Doutora em Educação, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

Barbuio, R., & Freitas, A. P. de. (2023). Narrativas de alunos com deficiência sobre suas vivências escolares. Revista Teias, 24(73), 57–69. https://doi.org/10.12957/teias.2024.74048

Edição

Seção

A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil