O trabalho articulado entre o AEE e a sala regular: corpos que brincam, interagem e aprendem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.74218

Palavras-chave:

Formação de Professores, AEE, Corpo e criança

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão literária considerando a criança, o corpo e seus processos de aprendizagens no AEE. Trata-se de uma pesquisa de doutorado em andamento, realizado com um grupo de professores de um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade do Natal, valorizando o arcabouço de uma formação continuada, considerando as dimensões dialógicas do trabalho colaborativo e articulado.  Deste modo, corroboramos na assertiva que levantar o estado da arte é substancial para qualquer tipo de investigação, porque além de encontrarmos limites, lacunas, também estabelecemos um diálogo entre diversos autores, promovendo possibilidades e avanços na produção do conhecimento a respeito dessa temática. Assim, optamos metodologicamente pela pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa., para que pudéssemos atender tais inquietações, e por meio desta empiria estabelecermos uma relação dialógica e dialética, entre o teórico e o vivido, estabelecendo uma cadeia discursiva, permeada de sentidos e significados à prática docente, articulando saberes entre nossos matizes instituídas: infância, inclusão, corpo e AEE, compreendendo esse corpo com meio desse processo de aprendizagem das crianças público-alvo da Educação Especial.

Biografia do Autor

Sara Maria Pinheiro Peixoto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte vinculada à Linha de Inclusão em Contextos Educacionais. Mestrado em Educação e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte /UFRN. Foi Professora da rede pública municipal da Prefeitura do Natal, vinculada a Secretaria Municipal de Educação-SME/NATAL,. Atuou ainda como Suporte Pedagógico da Secretaria da Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC-RN), no Ensino Médio. Atualmente é professora efetiva do Núcleo de Educação da Infância/NEI/CAp/UFRN. Como professora pesquisadora, coordena o Projeto de Pesquisa e de Extensão "Linguagem Teatral na Escola da Infância", é membro do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC/UFRN), e colaboradora do Projeto de pesquisa "O jogo como metáfora da cena: performance e narrativas infantis". Estuda as seguintes áreas: Educação e infância; Corpo e criança, Educação inclusiva; Práticas corporais pedagógicas e Formação de Professores.

Ana Aparecida Tavares da Silveira, Universidade Federal Rio Grande do Norte

Possui graduação em Serviço Social - 2000 e Educação Física - 2008, especialização em Corpo e Cultura do Movimento - 2007 e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) - 2020, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é doutoranda pelo PPGEd/UFRN, membro do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura do Movimento (GEPEC)/UFRN e professora de Educação Física da Prefeitura Municipal do Natal/RN, lotada na Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Ensino Fundamental, Equipe de Educação Física, assumindo a função administrativa de Assessora e Formadora pedagógica. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase principalmente nos seguintes temas: inclusão, corpo, educação física escolar e formação continuada.

Maria Aparecida Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é professora Associada I (DE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte locada no Departamento de Educação Física e membro efetivo dos seguintes grupos de pesquisa: GEPEC - Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento - UFRN, coordenando a linha de pesquisa Corpo, Cultura de Movimento e Inclusão e GETS - Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Trabalho e Saúde - UFRN; Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED/UFRN) vinculada a Linha de Pesquisa Educação e Inclusão Social em Contextos Escolares e Não Escolares, professora do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde/UFRN e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física(PPGEF)/UFRN. Professora do Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho e Educação em Saúde (MPGTES/UFRN). Coordenadora do PIBID Educação Física/UFRN- 2012/2013, 2014/2018. Chefe do Departamento de Educação Física/UFRN, Biênio 2017/2019 e biênio 2019/2021. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, Educação Inclusiva, Educação a Distância, Educação em Saúde, Didática e Educação Física.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

Peixoto, S. M. P., da Silveira, A. A. T., & Dias, M. A. (2023). O trabalho articulado entre o AEE e a sala regular: corpos que brincam, interagem e aprendem. Revista Teias, 24(73), 209–218. https://doi.org/10.12957/teias.2024.74218

Edição

Seção

A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil