Discurso educacional contemporâneo: nota sobre um inventário analógico de Julio Groppa Aquino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.64484

Palavras-chave:

Discurso educacional, Inventário, Arquivo, Apropriação, Transcriação

Resumo

Discurso educacional contemporâneo: inventário analógico, de Julio Groppa Aquino, reúne 5.000 excertos de 1.165 entrevistas concedidas por 896 expoentes do campo pedagógico brasileiro nas últimas quatro décadas. O corpus documental é composto de 10 revistas de referência na imprensa periódica educacional. Trata-se de um amplo quadro diacrônico, que diz respeito tanto à história das narrativas pedagógicas em curso no país quanto à da intrincada mecânica de governamento docente apregoado pela expertise educacional em destaque. Nesta resenha, destaca-se a apropriação e a montagem como estratégias de pesquisa com o arquivo, noção que o autor mobiliza desde Michel Foucault e seus interlocutores. Longe de se configurar como um trabalho de reposição e interpretação dos textos selecionados, a obra instaura um movimento de hibridação e transcriação discursiva, cujos efeitos sugerem novos estilos de presença para as práticas educativas na atualidade.   

Biografia do Autor

Cristiano Bedin da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor no Departamento de Ensino e Currículo e no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação pela UFRGS. Psicólogo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou na Universidade do Vale do Taquari - Univates (2011-2016), desempenhando diversas atividades nos níveis de ensino, pesquisa e extensão. É líder do Grupo de Pesquisa Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação - REDIF, do Diretório do CNPq. É membro dos Grupos de Pesquisa CEM - Currículo, Espaço, Movimento (Univates) e DIF - Artistagens, Fabulações, Variações (UFRGS). Organizador do ciclo de debates Arredores da imagem (UFRGS-MARGS). Integrante da Zona de Investigações Poéticas - ZIP (UFRGS-UERGS-UFPEL). Interessa-se pelas relações entre Arte, Literatura e Filosofia, tomadas como intercessores do pensamento em Educação. Pesquisa estratégias de criação nos âmbitos da didática, escrita e formação docente.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

da Costa, C. B. (2023). Discurso educacional contemporâneo: nota sobre um inventário analógico de Julio Groppa Aquino. Revista Teias, 24(73), 372–376. https://doi.org/10.12957/teias.2024.64484