Contribuições do fazer do adolescente com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.64605

Palavras-chave:

acesso, educação inclusiva, estudante com deficiência

Resumo

Este artigo é um recorte de pesquisa de mestrado que analisa aspectos acerca da inclusão de um estudante com deficiência intelectual de um município do Rio de Janeiro. A partir das falas desse estudante e de professores de ciências que participaram de uma formação continuada, buscamos refletir sobre o direito de acesso e condição de permanência das pessoas com deficiências nos anos finais do ensino fundamental. Através da metodologia história de vida foram estudados os desafios e as condutas do processo de inclusão, que destacaram quatro categorias emergentes: dificuldades, norteadores de práticas, adaptações e descobertas. Conclui-se que propor adaptações nas aulas de ciências para esse estudante com deficiência intelectual foi um fator positivo para sua participação e inclusão em todos os momentos da aula, bem como para uma prática pedagógica inclusiva dos professores envolvidos, contribuindo para a efetiva participação acadêmica do estudante com deficiência intelectual no processo ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Solange Cabral de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica -UFRJ.

Flávia Barbosa da Silva Dutra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ),  Doutora em Educação pelo Programa de Educação Gestão e Difusão em Ciências Biológicas do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

Lima, S. C. de, & Dutra, F. B. da S. (2023). Contribuições do fazer do adolescente com deficiência intelectual. Revista Teias, 24(73), 231–245. https://doi.org/10.12957/teias.2024.64605