Indicadores educacionais e escolarização de alunos com deficiência múltipla na baixada fluminense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.74191

Palavras-chave:

educação inclusiva, deficiência múltipla, indicadores educacionais, síndrome congênita do Zika vírus.

Resumo

Este artigo discute a escolarização de alunos com deficiência múltipla decorrente da Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV) na Baixada Fluminense/RJ. Inicialmente, foi realizado levantamento de dados estatísticos do censo escolar do período de 2018 até 2022. Em seguida, entrevistamos seis profissionais da educação de uma escola pública de Educação Infantil de uma rede municipal de Eeucação da Baixada Fluminense/RJ. Por fim, foram também observadas 2 crianças de cinco anos diagnosticadas com SCZV. Os dados apontam para um aumento anual de matrículas de alunos com deficiência múltipla em classes comuns em escolas desta região. Igualmente, evidencia que estes números poderiam ser mais expressivos, considerando que existem crianças com SCZV que residem nesta região e que ainda não estão nas escolas, apesar da idade. No que se refere à inclusão educacional dessas crianças, o artigo foca na chegada delasà escola, a relação com os colegas e a participação nas atividades escolares. Por fim, apresenta argumentos sobre a relevância de ações intersetoriais entre educação, saúde e assistência social para a promoção do atendimento integral dessas crianças focando na escolarização, melhora da condição de saúde e bem-estar.

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Publicado

29-06-2023

Como Citar

Antonioli, C., Pletsch, M. D., & Eisenberg, Z. (2023). Indicadores educacionais e escolarização de alunos com deficiência múltipla na baixada fluminense. Revista Teias, 24(73), 98–111. https://doi.org/10.12957/teias.2024.74191

Edição

Seção

A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil