Avaliação dinâmica: encontros e desencontros na educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.73979

Palavras-chave:

avaliação dinâmica, Vygotsky, perspectiva sócio-histórica, educação especial

Resumo

O modelo de avaliação da aprendizagem escolar para alunos da educação especial tem sido pouco discutido. Não há documentos orientadores definidos para esse tema. Diante disso, muitas vezes as avaliações são realizadas de forma estática e classificatória sem, contudo, apontar as potencialidades dos sujeitos. Muito embora a perspectiva sócio-histórica tenha permeado vários documentos governamentais, a avaliação realizada a partir dessa perspectiva não tem sido privilegiada. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é discutir a avaliação dinâmica como possibilidade de trabalho para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Faremos isso a partir de uma revisão crítica de literatura.  Este estudo revelou lacunas nas referências bibliográficas sobre esse tema. A avaliação dinâmica deve e pode ser considerada como potencialmente importante para o contexto da educação especial pois ela leva em conta a singularidade e o processo de aprendizagem de cada sujeito, a partir da mediação do professor. Desta forma, acredita-se que a discussão sobre a avaliação dinâmica de perspectiva vygotskyana, vai ao encontro de uma educação inclusiva e para todos.

Biografia do Autor

Ana Paula Oliveira Santana, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza. Mestrado e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Área de Concentração: Neurolinguística.  Atualmente é professor associado do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina desde 2010. Professor da Pós-Graduação em Linguística (desde 2010) e da Pós-Graduação em Fonoaudiologia. É coordenadora do Grupo de Pesquisa GELCE (Grupo de Estudos em Linguagem, Cultura e Educação) e pesquisadora do NELA (Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, Linguística e Educação com ênfase nos estudos da linguagem a partir de uma perspectiva histórico-cultural.

Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira, Universidade de Coimbra-Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira É Professor Auxiliar na/da Universidade de Coimbra-Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Tem Doutoramento, Mestrado e Licenciatura em Psicologia, pela Universidade de Coimbra, área de especialização Psicologia da Educação.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

Santana, A. P. O., & Figueira, A. P. M. C. C. (2023). Avaliação dinâmica: encontros e desencontros na educação inclusiva. Revista Teias, 24(73), 70–84. https://doi.org/10.12957/teias.2024.73979

Edição

Seção

A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil