BNC-Formação e educação especial: apagamentos e retrocessos na perspectiva inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.74247

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Educação Especial, Inclusão.

Resumo

A educação como campo de disputas sofre a interferência de diferentes reformas que visam manter e ampliar o controle da classe hegemônica, a exemplo da elaboração de documentos norteadores como a Base Nacional Comum da Formação de professores da educação básica (BNC-Formação). O artigo objetiva refletir sobre a formação inicial de professores para atuar com estudantes da educação especial em uma perspectiva inclusiva no âmbito da BNC-Formação e suas relações com a agenda política regressiva em curso no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica, com apoio na análise documental, cujo tratamento analítico abrangeu a análise da BNC-Formação em articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Decreto 10.502/2022. Os resultados mostram que a vinculação irrestrita da BNC-Formação à BNCC e a ratificação da pedagogia das competências como orientação à formação inicial de professores geram a padronização da organização curricular que desconsidera a singularidade inerente aos indivíduos e à diversidade constitutiva do processo educativo. Isso resulta no aprofundamento das barreiras à construção de uma Educação Especial inclusiva que requer articulação e assunção conjunta dos vários segmentos escolares envolvidos.

 

Biografia do Autor

Adelaide de Sousa Oliveira Neta, Universidade Estadual do Ceará

Pegagoga. Mestre em Educação. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

29-06-2023

Como Citar

Oliveira Neta, A. de S., Santos, G. C. S., & Falcão, G. M. B. (2023). BNC-Formação e educação especial: apagamentos e retrocessos na perspectiva inclusiva. Revista Teias, 24(73), 31–44. https://doi.org/10.12957/teias.2024.74247

Edição

Seção

A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil