Análise dos conteúdos de biologia molecular em livros didáticos de biologia do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.65899Palavras-chave:
Ensino de biologia molecular, Livro didático, Pesquisa no ensino médio,Resumo
No Brasil, o livro didático é amplamente utilizado em diversas escolas. Em algumas realidades, é o único instrumento para alunos e professores no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, refletindo sua grande importância. Em consequência do maior nível de dificuldade no ensino de matérias que abordam técnicas moleculares, faz-se necessário compreendercomo se apresentam os conteúdos de Biologia Molecular em livros didáticos, visando um maiorentendimento de temas pouco abordados em aula e, consequentemente, buscando o aprimoramento do ensino. O objetivo deste estudo foi avaliar os conteúdos de biologia molecular em duas coleções de livros didáticos de biologia do Ensino Médio, totalizando 6 livros, quanto a presença, adequação às realidades socioculturais e atualizações necessárias à capacitação de alunos para uma formação mais abrangente. As duas coleções tiveram em sua totalidade diferentes exposições quanto aos conteúdos referentes à Biologia Molecular, de maneira que uma das coleções abrangeram mais o tema deste estudo.
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