Análise dos conteúdos de biologia molecular em livros didáticos de biologia do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.65899

Palavras-chave:

Ensino de biologia molecular, Livro didático, Pesquisa no ensino médio,

Resumo

No Brasil, o livro didático é amplamente utilizado em diversas escolas. Em algumas realidades, é o único instrumento para alunos e professores no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, refletindo sua grande importância. Em consequência do maior nível de dificuldade no ensino de matérias que abordam técnicas moleculares, faz-se necessário compreendercomo se apresentam os conteúdos de Biologia Molecular em livros didáticos, visando um maiorentendimento de temas pouco abordados em aula e, consequentemente, buscando o aprimoramento do ensino. O objetivo deste estudo foi avaliar os conteúdos de biologia molecular em duas coleções de livros didáticos de biologia do Ensino Médio, totalizando 6 livros, quanto a presença, adequação às realidades socioculturais e atualizações necessárias à capacitação de alunos para uma formação mais abrangente. As duas coleções tiveram em sua totalidade diferentes exposições quanto aos conteúdos referentes à Biologia Molecular, de maneira que uma das coleções abrangeram mais o tema deste estudo. 


Biografia do Autor

Gabriela Lanza de Castro Pereira, PUC Minas, campus Coração Eucarístico

Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) no curso de Ciências Biológicas, na modalidade da Licenciatura e atua com ênfase no ensino de Ciências e Biologia. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID Multi) em Escola Estadual Professor Morais, assim como no Programa Residência Pedagógica (PRP) em Escola Estadual Governador Milton Campos como bolsista em período integral com o objetivo aproximação de discentes ao cotidiano das escolas públicas Estaduais de educação básica e aplicação de projetos que visam a melhoria do ambiente escolar e bem estar de alunos do ensino médio. Somado a isso, possui experiências em sala de aula a partir da execução de monitorias para alunos do curso de Ciências Biológicas da PUC Minas e no desenvolvimento de disciplinas de Estágio Obrigatório no Colégio Franciscano Coração de Maria com alunos do ensino fundamental. No campo prático, tem experiência nas áreas de Bioquímica, Imunologia e Biologia Molecular após execução de Iniciação Científica no Laboratório de Toxinologia Molecular da Fundação Ezequiel Dias (FUNED) sob orientação da doutora Ana Luiza Bittencourt Paiva.

Ana Flávia Silva Mesquita, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Betim (2018). Atua desde 2019 como professora de educação básica - PEB de Ciências e Biologia da rede Estadual de ensino no Estado de Minas Gerais. É especialista em Ensino de Ciências (FAVENI, 2020), cursa especialização em Docência com ênfase em Educação Básica no Instituto Federal de Minas Gerais, campus Arcos (IFMG), possui Mestrado Profissional em Ensino de Ciências em andamento na Universidade Federal de Ouro Preto. Possui experiência nas áreas ensino com ênfase em Ciências Biológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências e ciência e arte.

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, FIOCRUZ/RJ, PUC MINAS, UEMG

possui Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), Especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Mestrado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006), Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz (2014) e Pós-Doutorados em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz (2016 e 2018). Foi professor, de 1998 a 2004, das disciplinas Ciências - para o Ensino Fundamental, e Biologia - para o Ensino Médio, na Rede Particular de Ensino em Belo Horizonte. Trabalha, como Professor Adjunto IV, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, associado ao Departamento de Ciências Biológicas. Trabalha na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), como Professor, lecionando a disciplina Ciências da Natureza na Educação Infantil e em Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Aprovado em primeiro lugar em concurso público para a Universidade do Estado de Minas Gerais - Edital SEPLAG / UEMG nº 08/2014, vaga nº 165 (UM1074): Ciências da Natureza na Educação Infantil e em Anos Iniciais do Ensino Fundamental (40 horas, sem dedicação exclusiva). Belo Horizonte - Unidade: Faculdade de Educação. Participa como Pesquisador dos Grupos de Pesquisa intitulados Núcleo de Estudos sobre Educação, Meio Ambiente e Saúde - NEMAS e Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Ciências na Infância - GEPECI, ambos da Universidade do Estado de Minas Gerais. É bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Universidade do Estado de Minas Gerais (12-2021 a 12-2022 - chamada pública 01-2021). Recebeu o Prêmio de Teses Alexandre Peixoto, do Instituto Oswaldo Cruz, em 2015 (pela originalidade do trabalho; sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação do país; e pelo valor agregado pela pesquisa ao sistema educacional) e o Prêmio Special Tribute, em 2020 (que premia as melhores práticas em educação, saúde, ciência, política, religião, lei, proteção e segurança, preparando o ser humano para ideias de inovação que valorizam a vida e impactam a sociedade). É credenciado como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde - PG-EBS (nota 6 na Avaliação Quadrienal da CAPES, em 2017) do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

de Castro Pereira, G. L., Mesquita, A. F. S., & Barros, M. D. M. de. (2023). Análise dos conteúdos de biologia molecular em livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista Teias, 24(73), 274–289. https://doi.org/10.12957/teias.2024.65899