Acesso e permanência de pessoas com autismo no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.74128

Palavras-chave:

Acesso e Permanência, autismo, ensino superior

Resumo

Este artigo objetiva analisar o processo de acesso e permanência das pessoas com autismo no ensino superior de acordo com as produções científicas desenvolvidas no âmbito educacional. Foram definidos o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) como as bases de dados utilizadas para a busca e seleção dos trabalhos. Após a revisão de literatura, cinco estudos foram selecionados. A análise demonstrou que há uma escassez de produção de estudos sobre essa temática. Os dispositivos legais foram apontados como responsáveis pelo aumento de matrículas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino superior, porém, o acesso desses discentes ainda é incipiente. Os trabalhos destacaram barreiras para a permanência dos estudantes com autismo na universidade, como as características que são próprias do autismo, a falta de informação da comunidade acadêmica e a falta da capacitação docente para lidar com a diversidade. Sobre os fatores que atuam como facilitadores para a inclusão, os autores indicaram os Núcleos de Acessibilidade como órgãos fundamentais para que o discente com deficiência possa ingressar na graduação e concluir seu curso, a atuação dos monitores e a disseminação da informação sobre o autismo. Conclui-se que, para que o processo de acesso e permanência das pessoas com TEA no ensino superior se torne realidade, há urgente necessidade de rever as práticas empregadas até o momento para a inclusão. Para isso, novas pesquisas e discussões sobre essa temática são fundamentais.

Biografia do Autor

Sandra Cordeiro de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Educação

É Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (1998), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Professora Associada, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, e na Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Coordenadora do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem - LIMDA/FE/PPGE/UFRJ. Desenvolve pesquisas sobre Inclusão em Educação, Desenvolvimento, Aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down.

Elaine Constant, Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educação

Possui Graduação em Psicologia, Mestrado em Educação e Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana. Atualmente é professora Associada da Faculdade de Educação e da Pós-graduação do Programa de Políticas Públicas e Direitos Humanos (PPDH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Laboratório Integrado de Estudos da Alfabetização e Linguagem (LIA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Secretaria Executiva do Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro (FEARJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, direito à educação, formação continuada de professores alfabetizadores, avaliação da aprendizagem e currículo.

Adriana Teixeira Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de pós-Graduação em Educação

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Formada em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2022), em Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (2022) e em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (1997). Possui Pós-graduação Lato Sensu em Finanças e Controladoria (Faculdade Mackenzie Rio, 2010), Psicopedagogia Clínica e Institucional (Universidade Cândido Mendes, 2022), Ludopedagogia e Psicomotricidade (Universidade Cândido Mendes, 2022) e Literatura Infanto-juvenil (Instituto Prominas, 2022). Integrante do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem (LIMDA-UFRJ). Áreas de interesse: Educação, Aprendizagem, Processos inclusivos, Literatura e Informação. 

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Publicado

29-06-2023

Como Citar

DE MELO, Sandra Cordeiro; CONSTANT, Elaine; FERREIRA, Adriana Teixeira. Acesso e permanência de pessoas com autismo no ensino superior. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 73, p. 112–128, 2023. DOI: 10.12957/teias.2024.74128. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/74128. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil