Orientação educacional e trabalho extraclasse do CAP da UFRJ na revista Escola Secundária (1959-1961)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.62365

Palavras-chave:

classes secundárias experimentais, revista escola secundária, colégio de aplicação da ufrj, orientação educacional, atividade extraclasse

Resumo

O Colégio de Aplicação da UFRJ foi o primeiro a ser criado no país, em 1948, a fim de possibilitar experimentações pedagógicas. Mas somente dez anos depois, foram publicadas as instruções para a implantação das classes secundárias experimentais, que começaria no ano seguinte. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a representação do Serviço de Orientação Educacional e das atividades extraclasses das classes secundárias experimentais do Colégio de Aplicação da UFRJ na Revista Escola Secundária (1959-1961), a partir de três artigos sobre a temática presentes na revista. E para a condução teórica desta pesquisa documental e historiográfica, foi usado o conceito de representação a partir do historiador francês Roger Chartier (2002 e 2011) e o conceito de circulação trabalhado por Marta Carvalho (2003). Desse modo, as inovações analisadas das classes experimentais visavam formar a juventude para atender as necessidades da sociedade moderna

Biografia do Autor

Fernanda Gomes Vieira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrado em Educação - FAED/UDESC

Norberto Dallabrida, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor de História da Educação - CEAD/UDESC; Diretor de pesquisa CEAD/UDESC

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Publicado

29-06-2023

Como Citar

Vieira, F. G., & Dallabrida, N. (2023). Orientação educacional e trabalho extraclasse do CAP da UFRJ na revista Escola Secundária (1959-1961). Revista Teias, 24(73), 261–273. https://doi.org/10.12957/teias.2023.62365