Formação docente a distância: um movimento histórico sob a perspectiva das teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.70118

Palavras-chave:

formação docente, educação a distância, UAB

Resumo

O fenômeno problematizado a seguir tem sido alvo das reflexões de diversos pesquisadores, como atestam as teses e dissertações ora discutidas. A formação de professores a distância caminha a passos largos e o objetivo deste artigo é evidenciar o movimento histórico, portanto, contraditório, que marca o processo em curso, sob a perspectiva das produções acadêmicas desenvolvidas em universidades brasileiras, durante as duas primeiras décadas do século XXI. Foram analisados 21 desses trabalhos desenvolvidos entre os anos de 2006 e 2021, tendo como amparo metodológico o materialismo histórico-dialético, a partir do qual o pesquisador é capaz de identificar as contradições do fenômeno abordado. Os resultados indicam, entre outros aspectos, a vertente democratizante da modalidade em questão sem negar, entretanto, as ações consideradas danosas à formação docente, a exemplo da massificação muitas vezes inerente aos cursos desenvolvidos nesses moldes. Acredita-se que as análises apresentadas contribuem para o planejamento de cursos a distância voltados à formação docente, uma vez que as experiências relatadas pelos pesquisadores foram desenvolvidas em diversos estados brasileiros e sob a orientação das mais variadas propostas, com destaque para a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Biografia do Autor

Ercules Laurentino Diniz, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas - UFPB

Especialista em Fundamentos da Educação - UEPB

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPB

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPB

Maria das Graças de Almeida Baptista, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada de Psicologia da Educação do centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

29-06-2023

Como Citar

Diniz, E. L., & Baptista, M. das G. de A. (2023). Formação docente a distância: um movimento histórico sob a perspectiva das teses e dissertações. Revista Teias, 24(73), 360–371. https://doi.org/10.12957/teias.2024.70118