Desafios da prática educacional ao estudante surdo em sua alteridade

Autores

  • Evanir Gomes Santos Professora da Rede Pública de Ensino - SED Secretaria de Educação de MS e Membro do Instituto dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul José Nascimento (IDHMS-JN) https://orcid.org/0000-0001-7093-1095

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.74011

Palavras-chave:

Educação em Inclusão, Estudante Surdo, Alteridade.

Resumo

O marco internacional das conquistas da “política de inclusão” ocorreu pela Declaração de Salamanca, que assegura o direito educacional à pessoa surda. Essa conquista, no Brasil, toma maior visibilidade a partir da publicação de algumas leis e documentos oficiais, pós-Constituição Federal de 1988, que estabeleceram a oferta do ensino, tanto nas instituições públicas como privadas, com amparo pedagógico condizente a suas especificidades e, ainda, o reconhecimento de suas referências sócio-históricas-culturais. Nesse enfoque, este estudo analisou o processo educacional ao estudante surdo por meio dos resultados de estudos de pesquisadores, como: Lodi (2011), Perlin e Strobel (2008), Miorando (2006), Quadros e Schmiedt (2006), Mantoan (2003), dentre outros subsidiários à temática e através da legislação voltada à educação e à cultura do Povo Surdo. A pesquisa se caracteriza exploratória, do ponto de vista de seu objetivo, bibliográfica e documental, por seus procedimentos. O resultado da pesquisa apontou variados desafios, os quais perpassam pela acomodação da organização educacional que reafirma o enrijecimento da prática educativa, logo, dificulta o processo do ensino-aprendizagem, bem como, suprime a expressão identitária do aluno surdo, nomeadamente, a privação da sua língua natural. De tal modo, os achados elucidam a necessária reflexão das políticas educacionais inclusivas, especialmente, à adequação da formação inicial ou continuada do professor; à conscientização dos pais de aluno surdo e, no campo da linguística, a ausência e \ ou a não efetivação de políticas públicas à prática didática que fomente o uso da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

Biografia do Autor

Evanir Gomes Santos, Professora da Rede Pública de Ensino - SED Secretaria de Educação de MS e Membro do Instituto dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul José Nascimento (IDHMS-JN)

PÓS-DOUTORADO em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); DOUTORADO e MESTRADO em Ciência da Educação pela Universidad Técnica de Comercialización y Desarrollo (UTCD); MESTRADO em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); ESPECIALIZAÇÃO em Ensino da Língua / Leitura e Produção textual pela Universidade de Cuiabá /MT (UNIC ) e ESPECIALIZAÇÃO em Libras pela Faculdade Ibra de Brasília (FABRAS); GRADUAÇÃO em Letras Licenciatura Plena pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande, MS e GRADUAÇÃO em Pedagogia Segunda Licenciatura pela Faculdade Ibra de Brasília (FABRAS). Membro do Instituto dos Direitos Humanos (IDHMS-JN); faz parte da Comissão Permanente do Congresso Internacional dos Direitos Humanos - CIDH (que ocorre em Campo Grande, MS), tal e qual, integrou como membro da Comissão Científica na qualidade de Coordenador(a), a equipe responsável pela execução da Ação de Extensão, tal e qual, atua na Comissão Organizadora do evento como avaliador AD HOC, também faz parte: do banco de consultores AD HOC da (SIGSETI) Universidade Sem Fronteira Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná e, igualmente da FUNDECT Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul; professora da Rede Pública de Ensino.

 

E-mail: evanirgsantos@gmail.com, ORC ID <>: https://orcid.org/0000-0001-7093-1095

Endereço para correspondência: Rua da Saudade, 196 – bairro Tiradentes – Campo Grande, MS-Brasil. Telefone (67) 99983.3220.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3855510763743777         

 

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

Santos, E. G. (2023). Desafios da prática educacional ao estudante surdo em sua alteridade. Revista Teias, 24(73), 160–171. https://doi.org/10.12957/teias.2024.74011

Edição

Seção

A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil