A formação de professores e a inclusão dos estudantes com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.74040

Palavras-chave:

formação de professores, inclusão, exclusão, estudantes deficientes.

Resumo

O presente texto “Formação de professores e a inclusão” é um recorte do resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. Este estudo, de abordagem qualitativa, visou investigar sobre a formação docente inicial e continuada dos professores, buscando entender se a mesma está possibilitando aos professores atuarem com os estudantes deficientes ou que tenham transtornos globais do desenvolvimento, promovendo a inclusão no ambiente escolar. Como metodologia utilizamos a pesquisa de campo com a participação de 11 professores de uma escola da rede pública estadual no município de Erechim, Rio Grande do Sul, que possui iniciativas voltadas à inclusão, utilizando como instrumento de pesquisa o grupo focal.  Durante o desenvolvimento da pesquisa foi possível constatar que existe carência na formação pedagógica para os professores, tanto no que se refere à formação inicial quanto à continuada. A maioria dos professores que participaram do grupo focal relata que tiveram uma formação inicial incipiente ou até mesmo ausente em relação ao tema da inclusão; que as escolas, pelo menos no nível estadual, organizam sua própria formação continuada, sem um eixo comum e integrador, deixando temas importantes como o da inclusão em segundo plano.

Biografia do Autor

Laercio Francisco Sponchiado, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição (FAFIMC), professor na rede estadual do RS e mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Erechim/RS.

Marilane Maria Wolff Paim, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em educação, professora titular da Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS. Atua no programa de mestrado em educação e no curso de pedagogia. Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação Docente e Processos Educativos.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

SPONCHIADO, Laercio Francisco; WOLFF PAIM, Marilane Maria. A formação de professores e a inclusão dos estudantes com deficiência. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 73, p. 45–56, 2023. DOI: 10.12957/teias.2024.74040. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/74040. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil