Formação docente para o atendimento educacional especializado por meio da pesquisa-ação
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.74080Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado, Plano Educacional Especializado, pesquisa-ação, formação docente.Resumo
O artigo se insere na temática sobre práticas pedagógicas com estudantes jovens e adultos com deficiência intelectual mediadas por tecnologias. Tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre uma proposta de formação docente pelo viés da pesquisa-ação para atuação docente no Atendimento Educacional Especializado (AEE) remoto. A proposta formativa ancorou-se na aplicação do Plano Educacional Individualizado (PEI) com ênfase na alfabetização e letramento. Ancorando-se na tríade do pilar universitário: ensino, pesquisa e extensão foi elaborada uma proposta teórica e prática coadunanado pesquisas sobre o PEI, o AEE, Alfabetização e letramento do alunado jovem e adultos com deficiência. A opção metodológica foi a pesquisa-ação que permitiu o planejamento, desenvolvimento e avaliação da proposta com os participantes (professores e estudantes com deficiência intelectual). Como resultados relevantes, aponta-se o caráter de uma modalidade AEE remoto para atuação com esse alunado, além da estruturação de um trabalho pedagógico específico para o ensino de leitura, escrita e letramento. Para os professores cursistas, o protocolo para aplicação do PEI possibilitou um caminho para atuar com os estudantes, tendo em vista a ausência de uma sistematização do trabalho de complementação que deve ser realizado no âmbito do AEE a partir da personalização dos processos com cada um dos estudantes, os resultados colaboraram com o processo de inclusão na vida acadêmica, social e laboral, segundo as necessidades emergente de cada um. Concluiu-se que o caminho metodológico da pesquisa-ação torna possível os processos formativos emergentes na escola contemporânea.Downloads
Publicado
29-06-2023
Como Citar
ESTEF, Suzanli Estef; MASCARO, Cristina Angélica Aquino de Carvalho. Formação docente para o atendimento educacional especializado por meio da pesquisa-ação. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 73, p. 198–208, 2023. DOI: 10.12957/teias.2024.74080. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/74080. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.