A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.76935Palavras-chave:
educação especial, educação inclusiva, políticas públicas, pessoas com deficiênciaResumo
O presente artigo tem por objetivo contextualizar o cenário das políticas públicas educacionais inclusivas, bem como assinalar aspectos dos processos e propostas educacionais que possibilitem a concretização de uma educação especial e inclusiva. Tal discussão constitui o cenário a partir do qual são apresentados os artigos que compõem o dossiê temático da Revista Teias, intitulado A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil. Aponta-se que a educação inclusiva vem sendo construída a partir dos avanços nas políticas públicas, bem como nas pesquisas que discutem aspectos epistemológicos e apresentam evidências científicas da efetividade de propostas educacionais, implementadas nos contextos diversos da educação básica e do ensino superior, que contemplam a diversidade de estudantes. Evidencia-se que o dossiê fomenta um espaço para a reflexão tanto sobre as políticas curriculares e de formação de professores quanto sobre as práticas educacionais que articulem a educação especial e inclusiva e remetam ao enfrentamento das desigualdades na educação e à garantia da equidade de acesso, permanência, avanço escolar e aprendizagem a todos os estudantes, especialmente para aqueles que constituem o público-alvo da educação especial. Conclui-se que os estudos apresentados corroboram o entendimento de que a educação especial vem sendo ressignificada e compreendida não mais como um sistema educacional especializado à parte, mas como um arcabouço consistente de saberes teóricos e práticos, estratégias, metodologias e recursos que as escolas precisam dispor para atender à diversidade de estudantes que as constituem.Downloads
Publicado
29-06-2023
Como Citar
DE ALMEIDA MACHADO, Maria Letícia Cautela; DE FIGUEIREDO WALTER, Cátia Crivelenti. A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 73, p. 2–17, 2023. DOI: 10.12957/teias.2024.76935. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/76935. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.