Adaptação transcultural e validação de instrumentos de coleta de dados na educação especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.74245

Palavras-chave:

Educação Especial. Instrumentos de avaliação. Revisão de Literatura.

Resumo

A adaptação transcultural e a validação de instrumentos de coleta de dados configuram-se como atividades complexas e que precisam ser sistematizadas, para que o rigor científico e metodológico seja garantido, propiciando assim maior confiabilidade e fidedignidade ao processo. Neste contexto, o objetivo do presente estudo consistiu em analisar produções científicas sobre adaptação transcultural e validação de instrumentos no contexto da Educação Especial. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura na Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual em Saúde e o Portal de Periódicos da CAPES. Como material de apoio para análise foi utilizado o Preferred Reporting Items for Systematics Review and Meta-Analysis (PRISMA), após a análise, realizada em quatro etapas, obteve-se um total de 14 produções. Verificou-se que não há uma produção acadêmica expressiva na área, o que pode indicar uma carência de instrumentos validados e fidedignos no âmbito da Educação Especial. Constatou-se uma maior prevalência de estudos cujos instrumentos enfocaram as deficiências em geral e que contemplaram uma abordagem quantitativa para fins de tratamento e análise dos dados. Ressalta-se que os autores dos artigos selecionados que aplicaram os instrumentos na população-alvo, em sua maioria, contemplaram amostras significativas, o que proporciona maior fidedignidade ao processo de adaptação transcultural e validação. Evidenciou-se a importância de novas pesquisas na área que explorem o mérito metodológico desse tipo de pesquisa, a fim de conhecer de modo mais profundo a qualidade dos instrumentos aplicados nos estudos nacionais no âmbito da Educação Especial.

Biografia do Autor

Ketilin Mayra Pedro, Universidade Federal de São Carlos

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília, Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília, com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona / Espanha, Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atualmente é docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos. Atua como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru. Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Especial, Tecnologias Assistivas, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Altas Habilidades/Superdotação. Vice-líder do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação - GIEPAHS e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento" (LaTeDIP).

Clarissa Maria Marques Ogeda, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Marília

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Marília (2020), linha Educação Especial. Graduada em Pedagogia pela mesma universidade (2017). Teve pesquisas financiadas pela Fundação De Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atuou como educadora do Programa de Atenção ao estudante Precoce com Comportamento de Superdotação (PAPCS) - UNESP/Marília. Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Membro do Grupo de Pesquisa "Diferença, desvio e estigma" (UNESP/Marília).

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

Pedro, K. M., & Marques Ogeda, C. M. (2023). Adaptação transcultural e validação de instrumentos de coleta de dados na educação especial. Revista Teias, 24(73), 85–97. https://doi.org/10.12957/teias.2024.74245

Edição

Seção

A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil